• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá realiza soltura de mais de 65 mil quelônios

Soltura envolveu moradores da Comunidade São Sebastião do Corocoró

Redação por Redação
21 de fevereiro de 2023
em Meio Ambiente
170
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Moradores da comunidade São Sebastião do Corocoró, na área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá, realizaram a soltura de 65.332 filhotes de quelônios.

A soltura reuniu cerca de 30 comunitários, na última semana. Localizada no município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus), a área protegida é uma das 42 Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A soltura ocorreu na Ilha da Coroa, na sexta-feira (17/02). Esta é a última etapa de um trabalho que começou em setembro de 2022. Na oportunidade, os comunitários fazem a coleta dos ovos nas praias, campinas e barrancos.

Durante o processo, os ovos são transferidos para uma estrutura conhecida como “chocadeira”, que reproduz o habitat natural dos animais. Lá eles ficam até a sua eclosão.

Após o nascimento, os filhotes são realocados em tanques, onde permanecem até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança.

O trabalho de conservação de quelônios é feito há 15 anos na APA Nhamundá. O gestor da UC, Cristiano Gonçalves, destaca o caráter coletivo da atividade.

“Esse é um trabalho participativo, que envolve os comunitários em todas as etapas. É um trabalho que tem o envolvimento de todos para promover o aumento das populações de quelônios e ainda favorecer a conservação de outras espécies que integram aquele ambiente”, ressaltou.

A técnica da Sema, Deliana Vidal, que também atua na APA, ressalta a importância do trabalho. “A atividade tem o objetivo de garantir a sobrevivência de mais quelônios na natureza, o que em condições normais seria bem menor, por conta das ameaças naturais e também pela caça predatória”, informou.

A soltura de quelônios na APA Nhamundá foi realizada com apoio da Sema, da Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Fazenda Amazônia Eco Timber, Cia Norte de Navegações , SC Transporte, da Associação Corocoró Ambiental e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Pé-de-Pincha.

Tags: AmazonasManausMeio Ambientequelônios

Postagens Relacionadas

© Fernando Frazão/Agência Brasil
Meio Ambiente

Conferência na Colômbia discute menor uso de combustíveis fósseis

23 de abril de 2026
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Meio Ambiente

ONG busca ciência para orientar manejo sustentável de costões rochosos

22 de abril de 2026
Restauração de áreas degradadas amplia retenção de água no solo, reduz erosão e enchentes e fortalece segurança hídrica e a adaptação à mudança do clima - Foto: CBH São Francisco
Meio Ambiente

Governo aprova R$ 190 milhões para recuperação ambiental das bacias do São Francisco e Parnaíba

20 de abril de 2026
Próximo
Reprodução- Interent

Adaf reforça medidas de vigilância contra influenza aviária

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Homem de 35 anos é preso após matar ex-mulher, homem e uma criança de 7 anos em Autazes
  • Quinteto é preso suspeito de envolvimento em prática de agiotagem e extorsão
  • Homem é preso com drogas, simulacro de arma de fogo e materiais táticos
  • Arma de fogo e porções de drogas são apreendidas durante patrulhamento na zona leste
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM