Nesta quarta-feira, países e comunidades afetados pela subida do nível do mar serão o destaque nos debates da Assembleia Geral da ONU.
A reunião plenária de alto nível “Enfrentando as Ameaças Existenciais Representadas pelo Aumento do Nível do Mar” busca soluções abrangentes e compromissos viáveis para combater este desafio.
Impactos jurídicos e no patrimônio cultural
Um dos temas da reunião será como o ritmo acelerado da subida do nível do mar está afetando cada vez mais os estados costeiros, o que poderá resultar em implicações legais significativas para fronteiras marítimas, gestão de recursos, resposta a desastres e direitos humanos.
Os participantes irão discutir como os marcos jurídicos existentes podem ser insuficientes para resolver o problema.
Os líderes reunidos no evento discutirão como a erosão costeira, perda de ecossistemas e recursos de água doce, bem como as inundações estão a causando deslocamentos e danos que exacerbam as desigualdades socioeconômicas.
Além disso, a reunião pretende abordar como a destruição das paisagens costeiras e o deslocamento de comunidades podem pôr em perigo valores inestimáveis ligados à bens imateriais, como patrimônio cultural e conhecimentos tradicionais.