• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
26 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Brasil tem internet mais veloz que média mundial; pequenos e médios provedores são maioria

Cenário é diferente do mundial e promissor para investimentos. Crescimento é resultado de um marco regulatório da Anatel e do MCom

Agência Gov Brasil por Agência Gov Brasil
20 de maio de 2026
em Brasil
Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Brasil alcançou a 26ª posição entre 153 países no ranking global de velocidade de banda larga fixa do Speedtest Global Index. Em março, a velocidade média de download no país chegou a 221,53 Mbps (mais que o dobro da média mundial, de 120,52 Mbps) e superou, com ampla vantagem, países vizinhos, como o México (104,25 Mbps), além de economias de porte semelhante, como Itália (117,11 Mbps) e Alemanha (103,72 Mbps).

Outro dado que chama atenção no estudo é a forte presença de provedores regionais no mercado brasileiro. Atualmente, quase 60% da banda larga fixa no país é fornecida por empresas de pequeno e médio porte, cenário que contrasta com o observado na maior parte do mundo, onde o setor costuma ser concentrado em poucas grandes operadoras.

Segundo a Ookla, empresa especializada em avaliar a qualidade da banda larga fixa e/ou móvel por meio de metodologias de crowdsourcing, o crescimento desse segmento é resultado de um marco regulatório deliberadamente estruturado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações.

“Estamos provando que um marco regulatório moderno e menos burocrático é a melhor ferramenta para universalizar o acesso digital e colocar o Brasil na vanguarda da economia tecnológica global. O modelo adotado no Brasil e implementado pela Anatel, a partir das políticas públicas propostas pelo Ministério das Comunicações, pode servir de base para outros países”, ressalta o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Segundo a Anatel, entre as medidas regulatórias que contribuem para esses dados positivos estão a ampla desoneração regulatória para os provedores de pequeno porte; a criação do Plano Geral de Metas de Competição; e as revisões do Regulamento Geral de Interconexão e do Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações, que tornaram a dinâmica de compartilhamento menos burocratizada e mais alinhada aos interesses das partes.

“Ressalta-se, ainda, a formação do Comitê de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações de Pequeno Porte junto à Anatel, criado para assessorar e subsidiar o Conselho Diretor da Agência em temas relacionados aos interesses das prestadoras de pequeno porte. O comitê também pode propor aprimoramentos na regulamentação setorial e medidas de estímulo à prestação de serviços por essas empresas”, detalha o superintendente de Competição da Anatel, José Borges.

De acordo com a Ookla, os resultados mostram que os provedores brasileiros de internet fixa ainda possuem amplo espaço para crescimento e expansão. O setor deve continuar avançando à medida que tecnologias mais antigas, baseadas em cobre e cabo, forem substituídas por conexões de fibra óptica mais eficientes, além da ampliação da cobertura para novas localidades.

No segmento móvel, a velocidade média de download brasileira é de 265,79 Mbps, colocando o país em 5º lugar no ranking mundial de velocidade de internet, à frente de países como Estados Unidos (10º lugar), China (26º) e França (28º).

Tags: BrasilInternetRanking

Postagens Relacionadas

Foto: Caroline Morais/MS
Brasil

Anvisa aprova segundo genérico de semaglutida em caneta injetável

26 de agosto de 2026
Foto: Divulgação/MCom
Brasil

Justiça preserva direito de idosos a passagens interestaduais

26 de agosto de 2026
O mosquito aedes aegypti transmite o zika, além da dengue e da chikungunya- Foto: IAEA
Brasil

Dengue, zika, chikungunya e Oropouche: saiba diferenças e riscos da automedicação

26 de agosto de 2026
Próximo
Foto: Gustavo Duque

Manaus registra 9 ocorrências durante as chuvas desta quarta-feira

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Concessionária de energia elétrica deve regularizar fornecimento do serviço em Anori
  • Pardal recebe mais de 3,4 mil denúncias de irregularidades nas Eleições 2026
  • Anvisa aprova segundo genérico de semaglutida em caneta injetável
  • Brasil promete restaurar 163 mil km² de terras degradadas até 2030
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM