Com a chegada do Carnaval, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, reforça sobre a importância de manter os cuidados com a saúde para prevenir doenças e infecções durante a folia carnavalesca nos blocos e bandas de rua e desfiles de escolas de samba.
O uso do preservativo nas relações sexuais é indispensável para prevenir-se de doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como HIV/Aids, Papilomavírus humano (HPV), gonorreia, sífilis adquirida e hepatites B e C.
Pensando no bem-estar durante a folia, a hidratação deve ser realizada com antecedência e constância para prevenir desidratação. Outras recomendações incluem o uso de roupas de tecidos leves, aplicação de protetor solar e consumo de alimentos que contenham água, como laranja, melancia, melão, morango e abacaxi, além do açúcar natural (frutose) repor a energia impedir a hipoglicemia.
Além disso, é importante conferir se o cartão de vacinação está atualizado para a proteção contra doenças imunopreveníveis, como Covid-19 e influenza. Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destaca a importância da participação de todos para as medidas de prevenção individuais que impactam na saúde pública.
“No Carnaval, é preciso lembrar da nossa responsabilidade, seja como cidadão ou profissional de saúde, buscando saúde por meio de medidas preventivas. Na folia carnavalesca, devemos manter a responsabilidade coletiva. Então, hidrate-se, use preservativo, vacine-se e alimente-se bem. Juntos, podemos celebrar com segurança e se proteger contra doenças e infecções”, destaca a Tatyana.
Carnaval na Floresta 2024
Como estratégia de prevenção e educação em saúde, a Fundação atua em eventos de massa, visando segurança, saúde e o bem-estar da população. Na programação do Carnaval na Floresta 2024, a FVS-RCP atuará com estratégias de vigilância em saúde para prevenir infecções, doenças e agir em tempo oportuno diante de emergências em saúde.
Entre as ações programadas estão desfile do “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, destacando prevenção de doenças no período chuvoso; orientação e fiscalização sanitária sobre armazenamento e manipulação de alimentos; e estratégia de prevenção ao HIV e outras IST’s com testagem e ações de educação em saúde.