• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
5 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Carnaval que gera renda: empreendedores utilizam da criatividade para produzir adereços

Período de folia impulsiona rendimento de dezenas de famílias no Amazonas

Redação por Redação
20 de janeiro de 2024
em Cultura
Foto: Marcely Gomes

Foto: Marcely Gomes

220
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Com a chegada da época carnavalesca, muitas pessoas buscam adquirir fantasias e adereços de customização para aproveitar as festas à caráter. Com a grande demanda, diversos empreendedores enxergam, por meio do artesanato, uma oportunidade de aumentar sua renda e conseguir visibilidade para o seu trabalho.

É o caso de Rafaela Souza, artesã parintinense e proprietária do Potyra Ateliê, que hoje vive do seu trabalho como empreendedora produzindo itens de customização para dentro e fora do estado do Amazonas. “Através desse trabalho eu pude dar oportunidade para muitas pessoas, principalmente mulheres, e quanto mais aumenta a demanda mais pessoas eu vou contratando para a equipe, principalmente nessa época do carnaval. Esse tipo de evento gera emprego pra gente, aumenta nossa renda”, relatou a profissional.

O Potyra Ateliê começou no ano de 2016, quando Rafaela foi convidada para produzir figurinos para a Escola de Samba Beija-flor, no Rio de Janeiro. Para a empreendedora, este foi o ponto de partida para que seu negócio chegasse ao momento em que está hoje. “Hoje trabalho não só com o carnaval, que foi o que me abriu as portas. Além do Festival de Parintins, hoje trabalho também com figurinos para teatro, shows, e até mesmo para artistas e cantores famosos. Tudo graças ao carnaval.”

Além da movimentação econômica, o empreendedorismo local é o responsável por fomentar a cultura amazonense que se reflete nas fantasias e adereços. É o que explica Bruna Araújo, criadora da Sianinha Decor, que trabalha há mais de quatro anos no ramo da customização.

“O diferencial do artesanato é realmente entregar algo exclusivo e totalmente personalizado para o que o cliente deseja. Acho que isso faz com que a procura seja tão boa e gere tanto rendimento pra gente”, declarou Bruna, que destacou a importância destes eventos para os pequenos empreendedores, e o impacto na vida das pessoas que dependem totalmente dessa renda.

“Carnaval, Natal e Boi-bumbá são os nossos carros-chefes de produção durante o ano. A gente tem um retorno muito positivo nessas três épocas. A cada ano a demanda fica maior, tanto de encomendas quanto de convite para eventos. Esse ano o mercado está muito aquecido, e nós, que somos uma empresa familiar, ficamos muito felizes com todo esse movimento”, reiterou.

Tags: AmazonasCarnavalDançaManausMúsica

Postagens Relacionadas

FOTOS: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultuda e Economia Criativa
Cultura

Exposição ‘Infância Tukano’ apresenta memórias e ancestralidade indígena na Galeria do Largo

5 de junho de 2026
Fotos – Arquivo/Semcom e Thelson Souza/ManausCult
Cultura

Manaus abre 68º ‘Festival Folclórico do Amazonas’ nesta sexta-feira com estrutura reforçada de atendimento ao público

4 de junho de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

Festival com Ícaro & Gilmar, Panda e Humberto & Ronaldo chega pela primeira vez ao Amazonas (

3 de junho de 2026
Próximo
Foto: Julcemar Alves e Solange Rocha / Sedel

Dia do Treinador de Futebol e o impacto no desenvolvimento esportivo no Amazonas

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Ex-companheiro ataca garota de programa e suposto cliente no Adrianópolis
  • Homem em situação de rua é espancado no Centro de Manaus
  • Foragido é preso com armas e drogas em Beruri
  • Trio é preso por envolvimento em estupro coletivo na zona rural de Borba
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM