• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
14 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Cartilha apresenta povos tradicionais e mostra como garantir sua segurança alimentar

Faxinalenses, vazanteiros, morroquianos... Publicação inédita visa combater a fome entre grupos historicamente vulnerabilizados, respeitando suas culturas e modos de vida

Redação por Redação
24 de outubro de 2024
em Brasil
Paolo Cito Reduções nos custos de cereais e na carne.impulsionaram queda de custos de alimentos em janeiro - Foto: FAO/Pier

Foto: FAO/Pier

172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No Dia Mundial da Alimentação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou a cartilha “Diretrizes para o Atendimento de Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais em Programas de Segurança Alimentar e Nutricional”. A publicação, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), reforça o compromisso do Governo Federal em combater a fome e garantir o direito à alimentação adequada para todos os brasileiros.

A cartilha traz informações detalhadas sobre os 29 segmentos de povos e comunidades tradicionais reconhecidos pelo Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), como quilombolas, ribeirinhos, ciganos, extrativistas, quebradeiras de coco babaçu e pescadores artesanais, entre outros. Para cada grupo, são descritos seus costumes, hábitos alimentares e os principais desafios no acesso à alimentação adequada.


A cartilha oferece orientações para que gestores públicos possam atender às necessidades específicas de povos e comunidades tradicionais nas políticas de segurança alimentar”

Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional


“É fundamental que nenhum grupo social seja deixado para trás na construção de um país sem fome”, afirma a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal. “A cartilha oferece orientações para que gestores públicos possam atender às necessidades específicas de povos e comunidades tradicionais nas políticas de segurança alimentar.”

A publicação apresenta os principais programas de segurança alimentar do MDS, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e detalha como esses programas podem ser adaptados.

No caso de comunidades indígenas, por exemplo, a cartilha orienta que o PNAE priorize a aquisição de alimentos produzidos localmente, respeitando seus hábitos alimentares e cultura.

Para a elaboração da cartilha, o MDS realizou reuniões de escuta com lideranças de povos e comunidades tradicionais, além de consultas com parceiros governamentais de todos os níveis. A construção participativa garantiu que a publicação contemplasse a diversidade de realidades e necessidades desses povos.

Cartilha digital: “Diretrizes para o atendimento de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais em programas de segurança alimentar e nutricional”

Por MDS/ Agência GOV

Tags: AlimentoBrasilcartilhaSegurança Alimentar

Postagens Relacionadas

Fotos: HGuJP
Brasil

Exército nomeia primeira mulher para a função de Adjunto de Comando

14 de setembro de 2026
Foto: Reprodução | Site  Soll*Q
Brasil

Anvisa proíbe produto da medicina chinesa vendido de forma irregular

14 de setembro de 2026
Agricultura Urbana em Maricá (RJ). Foto: Elias Rodrigues
Brasil

Embrapa apoia cidades para sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e circulares

14 de setembro de 2026
Próximo
Foto: Divulgação/Mapa

Ministério da Agricultura divulga nova lista de marcas de azeite fraudadas e impróprias para consumo

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Corpo de mulher é encontrado dentro de saco plástico e com mãos amarradas em Manaus
  • Família procura jovem desaparecido durante tratamento de saúde mental em Manaus
  • Forças de segurança frustam tentativa de fuga no Compaj
  • Exército nomeia primeira mulher para a função de Adjunto de Comando
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM