Contemplado com a Lei Paulo Gustavo Amazonas e em parceria com o Instituto Hileia Amazônica, o Cine Carmen Miranda (Rua do Congresso, nº 10, entorno da Praça do Congresso, Centro, portão laranja) faz uma homenagem a um dos maiores artistas de artes marciais da história do cinema com o ciclo ’Especial Jackie Chan 70 anos’, a partir desta quinta (01). O filme ‘ Projeto China ’, de 1983, terá sessão na quinta, às 18h, e sua sequência, ‘Projeto China 2’, de 1987, será no próximo sábado, às 19h. Os filmes escolhidos foram realizados em Hong Kong e definitivos para ascensão do astro em Hollywood. O acesso ao cinema é gratuito.
O Cine Carmen Miranda continua, na primeira semana de agosto, em parceria com a Aliança Francesa Manaus, o ciclo ‘ Viva as Olímpiadas 2024 ’, nesta quinta-feira (01), às 20h, com os curtas ‘Bandeiras de praia’ (2014), ‘A luta é um fim’ (2022), ‘Azumah – O herói ganês’ (2018), ‘Cordeiro – A luta’ (1963) e ‘As rosas e os azuis’ (2021). Já no sábado (03), às 17h, será a vez do documentário ‘As bruxas do Oriente’ (2021). Os filmes deste ciclo exaltam a produção cinematográfica em torno dos esportes mundiais, reverberando o curso das Olimpíadas 2024, na França.
70 anos de Jackie Chan
O ator, diretor e produtor honconguês Jackie Chan completou 70 anos e é um dos atores orientais que faz maior sucesso no Ocidente. Além dos filmes em que participou, ainda há uma história em quadrinhos e um desenho animado com o seu nome. Jackie Chan também possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em Hollywood Boulevard, e uma estrela na Avenida das Estrelas de Hong Kong, sendo considerado por muitos como o maior ator oriental. O Cine Carmen Miranda presta uma justa homenagem ao astro com a franquia de sucesso ‘Projeto China’, da década de 80. O longa ‘Projeto China 2’, por exemplo, foi exibido no antigo Cine Carmen Miranda, na Rua Joaquim Sarmento, Centro de Manaus, no ano de 1987.
Em ‘Projeto China’, em cartaz no Cine Carmen Miranda na quinta (01), 18h, a história se passa em Hong Kong, no fim do século XIX. Apesar da rivalidade existente entre a Marinha e a polícia na época, todos os marinheiros, incluindo Dragon Mi Yong (Jackie Chan), são obrigados a fazer parte da polícia para combater e perseguir os piratas em seus roubos e saques.
Na sequência de 1987, ‘Projeto China 2’, que será exibido neste sábado (03), às 19h, Dragon Mao (Jackie Chan) é enviado para a força policial, onde deverá eliminar a corrupção de um bairro suburbano. Enquanto isso, o último capanga de San-Pao, após testemunhar a derrota de seu líder pelas mãos de Dragon Mao, busca vingança a qualquer custo.
Ainda tem ‘A gosto do terror’
Durante todas as sextas de agosto, o Cine Carmen Miranda trará o selo ‘A gosto do terror’, com títulos raros, enfocando as produções do gênero, a partir dos primórdios do cinema mundial. Na sexta (12), o público poderá conferir, a partir das 18h30, ‘A mansão do diabo’ (1896), ‘Frankenstein (1910) e ‘O gabinete do Dr. Caligari’ (1920). Já a segunda sessão, a opção fica por conta de ‘O Golem’, de 1920, realizado na Alemanha.
O novo Cine Carmen Miranda inaugurou há mais de um mês, com apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.