• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Esportes

Confederação Brasileira de Judô anuncia 10 convocados para Paris 2024

1ª lista tem medalhistas olímpicos como Mayra Aguiar e Rafael Silva

Redação por Redação
5 de abril de 2024
em Esportes
Foto: © Emanuele Di Feliciantonio/IJF/

Foto: © Emanuele Di Feliciantonio/IJF/

176
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quinta-feira (4) a primeira lista de convocados para a Olimpíada de Paris. Entre os 10 atletas confirmados em Paris estão medalhistas olímpicos como Mayra Aguiar (78 quilos), Rafaela Silva (57 kg), Daniel Cargnin (73 kg) e Rafael Silva “Baby” (100 kg). A segunda e última relação de convocados sairá no final de junho, após o fechamento do ranking olímpico da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês). O judô é o esporte que mais garantiu pódios olímpicos para o Brasil na história: somamos 24 medalhas.

“A sensação de ter a chance de representar meu país mais uma vez é de felicidade. A medalha do mundial ano passado me deu força para continuar acreditando. Estou me preparando da melhor maneira possível. Sei que é mais difícil por conta da minha idade, mas ao mesmo tempo estou motivado e conseguindo brigar de igual para igual com o pessoal da minha categoria”, disse Baby, que soma dois bronzes olímpicos (Londres 2012 e Rio 2016).

Rafael Silva, mundial de judô, doha
“Estou me preparando da melhor maneira possível”, garantiu o judoca Rafael Silva, medalhista olímpico em Londres 2012 e Rio 2016 – Emanuele Di Feliciantonio/IJF/Direitos Reservados

Na lista de convocados também estão judocas estreantes em Jogos Olímpicos. É o caso de Willian Lima (66kg), Guilherme Schimidt (81kg), Leonardo Gonçalves (100kg), e Beatriz Souza (78 kg). Também elencados para Paris, Larissa Pimenta (52 kg) e Rafael Macedo (90 kg) vão representar o país pela segunda vez nos Jogos.

“Todas as atletas que foram anunciadas hoje já estavam classificadas no ranking olímpico. Este é um critério objetivo que está no Plano de Trabalho. Nós temos hoje, no feminino, três categorias que ainda não estão classificadas. Nosso planejamento é classificá-las nestes próximos quatro eventos e, dependendo dos resultados, direcioná-las a determinadas competições”, explicou Andrea Berti, técnica da seleção feminina, durante a convocação nesta quinta (4), no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro.

A CBJ ainda definirá representantes em três categorias femininas (48 kg, 63 kg e 70 kg) e também os judocas que lutarão em Paris nos 60 kg.  Até o fechamento do ranking olímpico, os brasileiros disputarão quatro competições: o Campeonato Pan-Americano e Oceania, de 22 a 28 de abril, no Rio de Janeiro; o Grand Slam de Dushanbe (Tajiquistão), de 3 a 5 de maio; o Grand Slam de Astana (Cazaquistão), de 10 a 12 de maio; e o Mundial de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), de 19 a 23 de maio.

O judô reunirá reunirá 372 atletas em Paris (igualmente divididos entre homens e mulheres).  Os 17 primeiros colocados no ranking de cada categoria asseguram vaga em Paris 2024 (com o limite de um judoca por país). A partir das 18ª colocação no ranking, as vagas serão distribuídas por continente: Américas (21 vagas), África (24), Europa (25), Ásia (20) e Oceania (10).

Judocas brasileiros convocados para Paris 2024

FEMININO

52kg – Larissa Pimenta  (EC Pinheiros)

57kg – Rafaela Silva  (CR Flamengo)

78kg – Mayra Aguiar (Sogipa)

Acima de 78kg – Beatriz Souza (EC Pinheiros)

MASCULINO

66kg – Willian Lima ( EC Pinheiros)

73kg – Daniel Cargnin (Sogipa)

81kg – Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube)

90kg – Rafael Macedo (Sogipa)

100kg – Leonardo Gonçalves (Sogipa)

100kg – Rafael Silva (EC Pinheiros)

Tags: AMAM. Portal AMAmazonasBrasilJudôManausnotíciasParisPortal AM

Postagens Relacionadas

Foto: Reprodução
Esportes

Vasco mantém possibilidade de final brasileira na Copa Sul-Americana

16 de setembro de 2026
Foto: FAF
Esportes

Barezinho: Conselho Técnico define últimos ajustes do Barezinho Sub-12, Sub-16 e Sub-18

15 de setembro de 2026
Decisões aconteceram nesta sexta-feira (11), com 10 partidas pelas Séries Ouro, Prata e Bronze. Foto: FAF
Esportes

Barezinho Sub-8 e Sub-10 define campeões em finais disputadas no Carlos Zamith

14 de setembro de 2026
Próximo
As vedações aos agentes públicos no período eleitoral" vai explicar e esclarecer a conduta dos agentes públicos na campanha e nas eleições
Roberto Jayme/AscomTSE

AGU lança cartilha sobre conduta de agentes públicos nas eleições

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Moto furtada no bairro Mauzinho
  • Eleições 2026: TRE-AM intensifica preparativos a menos de 20 dias do primeiro turno
  • TRE-AM inicia preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Gerais de 2026
  • Quatro réus são condenados por homicídio ocorrido no Novo Aleixo, em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM