• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Construtora encontra ossadas e peças arqueológicas em obra no Maranhão

Material pode ter mais de dez mil anos

Agência Brasil por Agência Brasil
8 de janeiro de 2024
em Brasil
Ossada Maranhão- Foto Reprodução/ X@Jader Filho

Ossada Maranhão- Foto Reprodução/ X@Jader Filho

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Durante obra do programa Minha casa, Minha Vida na capital maranhense, foram descobertas 43 ossadas humanas e mais de 100 mil peças arqueológicas, como fragmentos de cerâmica, ferramentas de pedra, conchas e carvão. Os itens foram localizados durante a construção de um condomínio de prédios residenciais pela empresa MRV, no Sítio Arqueológico Chácara Rosane, no bairro Vicente Fialho.

08/01/2024 - Perto das obras do MCMV em São Luís (MA), técnicos da construtora, junto do IPHAN, descobriram em escavações de uma área delimitada material raríssimo que remonta a mais de 5 mil anos. Foto: Jader Filho/X
Perto das obras do MCMV em São Luís (MA), técnicos da construtora e do Iphan descobriram material raríssimo que remonta a mais de 5 mil anos – Jader Filho/X

O ministro das Cidades, Jader Filho, descreveu o achado como um “fato incrível”. Perto das obras do MCMV em São Luís (MA), técnicos da construtora, junto do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], descobriram em escavações de uma área delimitada material raríssimo que remonta a mais de 5 mil anos. São ossadas e mais de 100 mil peças arqueológicas”, divulgou nesta segunda-feira (8) o ministro em rede social

Pesquisas prévias realizadas na década de 1970 pelo pesquisador Olavo Lima, embora apontassem para a existência de um sítio, não revelavam sua magnitude, pois foram escavações pontuais em locais distintos do atual. As primeiras peças foram encontradas em um sambaqui, que é um sítio arqueológico litorâneo, formado principalmente de conchas de moluscos e outros restos alimentares como sementes, ossos de animais de pequeno porte e sedimentos, ainda durante a fase de licenciamento ambiental da obra, em 2019.

Análises estão em curso para definir a idade dos materiais encontrados, mas datações preliminares de sedimentos próximos indicam que eles variam entre cerca de 9 mil e 10 mil anos atrás.

Pesquisas prévias em outros sambaquis da ilha de São Luís indicam que possivelmente as peças foram construídas por povos catadores coletores que habitaram o local há mais de seis mil anos.

“O material será estudado para melhor compreensão de sua origem, inclusive ajudando na história de povos originários”, completou.

Tags: MaranhãoOssadapeças arqueológicas

Postagens Relacionadas

© Mariana Raphael/Arquivo-SES
Brasil

Doula: regulamentação reforça integração da categoria ao SUS

16 de abril de 2026
Estudos e amostragem do Barbeiro, transmissor da doença de chagas - Foto: Ministério da Saúde
Brasil

Saúde anuncia R$ 12 milhões para enfrentamento da doença de Chagas

15 de abril de 2026
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
Brasil

OCDE: geração atual vive mais, mas com múltiplas doenças crônicas

15 de abril de 2026
Próximo
Foto: Polícia Federal

Garimpo ilegal no Amazonas é alvo de operação da Polícia Federal

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Manaus divulga resultados dos concursos da Semmas e CGM
  • Prefeitura informa que unidades de Saúde da Mulher das zonas Oeste e Leste estão em novos endereços
  • Setor de serviços recua 0,5% no Amazonas em fevereiro
  • Renaturalização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM