• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
13 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Cresce número de usuários na internet, mas desigualdades aprofundam-se

Mundo ganhou mais 240 milhões de pessoas online, em 2025, mas o progresso esconde divisões intensas em velocidade, qualidade, acessibilidade e competências digitais, fatores que determinam quem se beneficia realmente da revolução tecnológica.

Redação por Redação
23 de novembro de 2025
em Mundo
Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agênc

Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agênc

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O relatório Facts and Figures 2025, divulgado pela União Internacional das Telecomunicações, UIT, confirma que o planeta está mais conectado do que nunca: cerca de 6 bilhões de pessoas utilizam a Internet, o que se refere a três quartos da população mundial. No entanto, 2,2 bilhões continuam totalmente offline.

Embora os números mostrem avanços consistentes, a UIT alerta que o desafio deixou de ser apenas “ligar” pessoas, consiste agora em garantir][ que a ligação seja rápida, fiável, acessível e acompanhada de competências que permitam navegar num mundo moldado por tecnologias como a inteligência artificial.

Conectividade que cresce, mas não chega a todos

A edição deste ano apresenta, pela primeira vez, estimativas globais de inscrições 5G. O mundo tem agora cerca de 3 bilhões de inscrições, um terço das ligações móveis de banda larga, e as redes de quinta geração cobrem 55% da população mundial.

Contudo, este avanço tecnológico mostra disparidades significativas: 84% das pessoas em países de rendimento elevado têm acesso ao 5G, enquanto apenas 4% das populações de países de baixo rendimento podem beneficiar dessa infraestrutura.

A desigualdade não está apenas na cobertura, mas também no uso. Segundo o relatório, um usuário típico em países de alto rendimento consome quase oito vezes mais dados móveis do que um utilizador em países de baixo rendimento, revelando diferenças profundas no acesso a serviços que exigem mais largura de banda.

A UIT reforça que a ubiquidade de 3G e 4G não é suficiente para acompanhar tecnologias emergentes, deixando milhões de utilizadores “conectados” apenas em teoria.

Competências digitais ditam a qualidade da inclusão

Apesar de uma descida no preço mediano dos pacotes de dados móveis, o acesso continua financeiramente fora do alcance para cerca de 60% dos países de baixo e médio rendimento.

O relatório revela ainda que, embora a maioria dos utilizadores tenha competências digitais básicas, as capacidades mais avançadas, como segurança online, resolução de problemas digitais e criação de conteúdos, evoluem de forma lenta, criando uma nova camada de desigualdade na economia digital.

Para a UIT, alcançar uma conectividade “universal e significativa” implica que cada pessoa possa aceder à internet com qualidade, a custo acessível, no momento e local onde dela necessita. Esse objetivo continua distante para grande parte do mundo.

Disparidade entre homens e mulheres

A análise global confirma que o desenvolvimento digital permanece profundamente marcado pelo rendimento, género e local de residência. A taxa de utilização da internet é de 94% nos países de rendimento elevado, contrastando com apenas 23% nos países de baixo rendimento.

A disparidade é igualmente evidente entre homens e mulheres, 77% dos homens estão online, comparados com 71% das mulheres, e entre cidades e áreas rurais, onde 85% da população urbana está conectada, contra 58% em zonas rurais.

Os jovens continuam a liderar a adoção: 82% das pessoas entre 15 e 24 anos utilizam a Internet, comparadas com 72% do restante da população. No entanto, a maior parte dos 2,2 mil milhões de pessoas offline vive em países de baixo e médio rendimento, sublinhando que a exclusão digital continua ligada a fatores estruturais.

Tags: CresceDesigualdadeFogueiraInternet

Postagens Relacionadas

Foto:© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mundo

OMS nas Américas amplia prevenção do suicídio na região

11 de setembro de 2026
Foto: ONU News/Daniel Dickinson
Mundo

ONU lembra 25 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro contra Estados Unidos

10 de setembro de 2026
Foto: OMS/Grainne Harrington
Mundo

RD Congo precisa de mais 5 mil profissionais de saúde para conter crise de ebola

9 de setembro de 2026
Próximo
Foto: PF| CE

PF cumpre mandado de busca em apuração sobre suposta fraude no ENEM

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Dupla furta moto em Manaus
  • Judiciário reúne instituições para discutir medidas sobre o sistema prisional do Amazonas a fim de evitar riscos à segurança e garantir os direitos das pessoas custodiadas
  • Mais de 500 kgs de pescado ilegal é apreendido no Educandos
  • Mãe queima mão de filho de 5 anos em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM