• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
27 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Curso de bioinstrumentos do Liceu Claudio Santoro incentiva a valorização da cultura amazônica

Oficina busca ensinar a confecção e manuseio de instrumentos musicais produzidos a partir de materiais orgânicos da floresta

Redação por Redação
14 de junho de 2023
em Cultura
Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativo)

Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativo)

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O curso de Bioinstrumentos Amazônicos iniciou suas aulas na última segunda-feira (12/06) com todas as 15 vagas disponíveis preenchidas. A atividade encerrou as inscrições no dia 6 de junho, e acontece na sede do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, localizado no Sambódromo.

“É um momento único, no qual o Amazonas toma posse daquilo que é seu com instrumentos feitos a partir de elementos da própria floresta, e com sons maravilhosos e únicos”, disse o maestro Davi Nunes, diretor do Liceu.

A iniciativa visa estimular um processo criativo de confecção de instrumentos musicais de percussão e efeitos sonoros, utilizando organismos naturais, como por exemplo, cuias, sementes, ouriços, dentre outros.

Ao término do curso, será criado um Grupo de Prática de Bioinstrumentos Amazônicos, fazendo com que os alunos consigam um espaço para atuar profissionalmente na confecção e na música dos instrumentos fabricados por eles.

Vânia Rosas, aluna da oficina, disse que tem interesse em entrar no mercado musical e trabalhar com os bioinstrumentos que está aprendendo a confeccionar. “Assim que vi o anúncio, já tive interesse em fazer, por ter certeza de que é algo que eu vou me adaptar bem, e que vai agregar na minha carreira. Eu com certeza quero muito participar do grupo”, reiterou.

O curso é ministrado pelo cantor, músico e poeta amazonense Celdo Braga. De acordo com o instrutor, o objetivo é que os instrumentos, além da sonoridade, possuam a estética de obras de arte. “Eu tenho certeza que a primeira coisa que estes alunos aprenderão é amar o Amazonas. A gente não ama o que não conhece”, afirmou Celdo, que já enxerga as oportunidades que os futuros artesãos encontrarão em suas vidas profissionais e financeiras.

De acordo com a diretoria da escola de artes, já estão previstas novas turmas para o curso a partir do segundo semestre letivo de 2023, com data de inscrições a divulgar.

O Curso de Bioinstrumentos é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

Tags: BioinstrumentosCulturaCursoLiceu Claudio Santoro

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Cultura

Cantora amazonense Cella é única brasileira selecionada para a JBL Music Academy

27 de setembro de 2026
Cultura

Festival Olhar do Norte reúne filmes amazônicos no fim de semana e encerra programação em Manaus

26 de setembro de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

Uendel Pinheiro comanda ‘Sextou no SGC’ com muito pagode e entrada gratuita

25 de setembro de 2026
Próximo
Foto: Presidência da Itália/Distribuição

Funeral de Berlusconi chama a atenção pela pompa e gera polêmica na Itália

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Anne Kesy faz história e leva o Amazonas à final da Copa do Mundo Feminina Sub-20
  • Mulheres com deficiência são mais agredidas, revela DataSenado
  • Aviação civil brasileira movimentou 11,5 milhões de passageiros em agosto
  • Entidades denunciam agressões às mulheres que disputam cargos
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM