A Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), alcançou importantes avanços nos últimos três anos, beneficiando a cultura e os artistas locais. Uma das principais conquistas foi a inclusão da capital no Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, alcançada com a criação do Plano Municipal de Cultura. Este plano servirá como referência para as ações culturais da cidade nos próximos dez anos, possibilitando a recepção de recursos federais e a definição de políticas públicas estruturais na área.
Segundo o prefeito Davi Almeida, a gestão priorizou a cultura e capacitou os artistas locais. “Em nossa gestão, cultura passou a ser tratada com total prioridade. Os artistas de Manaus passaram a receber todo apoio, seja na realização de eventos, na capacitação profissional, no reconhecimento por meio da criação e ampliação de premiações”, afirmou.
Programas inéditos
A criação do programa “Manaus Faz Cultura” foi um marco, formando cerca de 10 mil artistas locais com um investimento de mais de R$ 3 milhões desde 2021. O programa beneficiou projetos culturais variados, incluindo oficinas, cursos, seminários, workshops e palestras.
Outro programa inédito, o “Manaus Pró-Cultura”, ofereceu cursos e oficinas de capacitação em áreas como crítica cinematográfica para mulheres, introdução à dramaturgia e elaboração de projetos culturais.
Neilo Batista, presidente do Concultura, destacou os números obtidos com as ações da atual gestão. “Só em 2023, o programa ‘Manaus Faz Cultura’ beneficiou 100 projetos com um valor individual de R$ 20 mil. Um prêmio que até 2021 não existia e mostra o investimento de primeira linha da prefeitura na cultura e para quem faz cultura em Manaus”, disse.
Outras iniciativas
A Prefeitura também realizou a “Mostra de Arte Indígena de Manaus”, valorizando os povos originários, e sancionou a Lei nº 3.103, que instituiu o Dia Municipal da Poesia em 4 de setembro, em homenagem ao nascimento do poeta manauara Luiz Bacellar.