A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), intensificou seu combate à violência doméstica em Manaus. No primeiro semestre deste ano, as DECCMs registraram 4,3 mil Inquéritos Policiais (IPs) instaurados e 3,4 mil medidas protetivas solicitadas.
Resultados das Ações
As delegacias também efetuaram 136 prisões em flagrante e 62 prisões por cumprimento de mandados. Parte dessas prisões em flagrante foi realizada em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
A delegada Patrícia Leão, titular da DECCM centro-sul, destacou que foram instaurados 2 mil IPs e solicitadas 1,6 mil medidas protetivas na unidade. Ela atribui o aumento dos números aos trabalhos educativos e pedagógicos realizados, que encorajam as vítimas a denunciarem seus agressores.
Apoio e Orientação
“Propagamos informações para que as vítimas identifiquem, com mais facilidade, quando estão em situação de violência doméstica e familiar, o que faz com que aumente o número de atendimentos nas delegacias”, afirmou Patrícia Leão. A DECCM centro-sul está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, e funciona 24 horas.
Medidas Protetivas
De janeiro a julho deste ano, a DECCM norte/leste solicitou cerca de 1,3 mil medidas protetivas de urgência. A delegada Alessandra Trigueiro, titular da unidade, ressaltou que as mulheres estão mais dispostas a sair do ciclo de violência e buscar ajuda.
“Atualmente, verificamos que as vítimas já conseguem identificar que a violência psicológica e moral são formas de violência e precisam ser coibidas rapidamente”, afirmou Alessandra Trigueiro. A DECCM norte/leste está situada na rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte.
Integração das Forças de Segurança
Na DECCM sul/oeste, foram registradas 99 prisões em flagrante até a metade de julho, algumas realizadas em conjunto com a Polícia Militar, por meio da Ronda Maria da Penha. A delegada Kelene Passos, titular da unidade, destacou a importância da parceria entre as Polícias para a redução dos crimes de violência doméstica.
“Sem essa união, não teríamos alcançado um número tão expressivo de prisões. A parceria entre as Polícias é fundamental para buscar a redução dos crimes”, disse Kelene Passos. A DECCM sul/oeste está localizada na rua Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.