• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
9 de setembro de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Desaceleração econômica deve limitar crescimento global para 2,4% em 2024

Principal relatório econômico da ONU aponta o enfraquecimento do comércio global, altos custos de empréstimos, elevada dívida pública, investimento persistentemente baixo e crescentes tensões geopolíticas bloqueiam avanço global.

Redação por Redação
17 de janeiro de 2024
em Mundo
Os preços no Bazar de Osh em Bishkek, na República do Quirguistão, estão subindo devido à inflação - Foto: IMF/Yam G-Jun

Os preços no Bazar de Osh em Bishkek, na República do Quirguistão, estão subindo devido à inflação - Foto: IMF/Yam G-Jun

187
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O crescimento econômico global está previsto para desacelerar de uma estimativa de 2,7% em 2023 para 2,4% em 2024. O desempenho estará abaixo da taxa de crescimento pré-pandemia de 3,0%, de acordo com o relatório Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024 das Nações Unidas, lançado nesta quinta-feira.

A previsão surge após o desempenho econômico global ter superado as expectativas em 2023. No entanto, o crescimento do PIB mais forte do que o esperado no ano passado mascarou riscos de curto prazo e vulnerabilidades estruturais.

Desafios para o crescimento global

O principal relatório econômico da ONU apresenta uma perspectiva econômica negativa para o curto prazo. Taxas de juros persistentemente altas, escalada de conflitos, comércio internacional lento e desastres climáticos crescentes representam desafios significativos para o crescimento global.

As perspectivas de um período prolongado de condições de crédito mais rígidas e custos de empréstimos mais altos dificultam o avanço da economia mundial que está sobrecarregada de dívidas.

Nessa realidade será necessário fazer mais investimentos para estimular o crescimento, combater as mudanças climáticas e acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, 2024 deve ser o ano para desbloquear investimentos grandes e audaciosos, impulsionar o desenvolvimento sustentável e ação climática e colocar a economia global em um caminho de crescimento mais forte. Ele acrescenta que o financiamento anual para o avanço das ODS deve ser de pelo menos US$ 500 bilhões.

Crescimento contido em economias desenvolvidas e em desenvolvimento

Segundo o relatório, o crescimento em várias grandes economias desenvolvidas, especialmente nos Estados Unidos, deve desacelerar em 2024 devido a fatores como altas taxas de juros, redução do consumo e mercados de trabalho mais fracos.

As perspectivas de crescimento de curto prazo para muitos países em desenvolvimento, especialmente na Ásia Oriental, Ásia Ocidental, América Latina e Caribe, também estão caindo com condições financeiras mais apertadas, redução do espaço fiscal e demanda externa lenta.

Economias de baixa renda e vulneráveis enfrentam crescentes pressões no balanço de pagamentos e riscos de sustentabilidade da dívida. As perspectivas econômicas para pequenos Estados insulares em desenvolvimento serão limitadas por dívidas, altas taxas de juros e crescentes vulnerabilidades relacionadas ao clima, ameaçando minar, e em alguns casos, até reverter os avanços obtidos nos ODS.

Inflação global

O relatório aponta a tendência de queda na inflação global, estimada em 5,7% em 2023 e prevista para diminuir para 3,9% em 2024. Entretanto, pressões de preços permanecem altas em diversos países, com riscos de aumento caso conflitos geopolíticos se intensifiquem.

Em cerca de um quarto dos países em desenvolvimento, a inflação anual deve ultrapassar 10%, afetando significativamente os mais pobres. A persistente alta impactou negativamente a erradicação da pobreza, especialmente nos países menos desenvolvidos.

Além disso, a recuperação dos mercados de trabalho após a crise da pandemia foi desigual, com economias desenvolvidas mantendo resiliência, enquanto muitos países em desenvolvimento ainda não se recuperaram.

Transição verde

O relatório destaca a necessidade de cooperação internacional mais forte para impulsionar o crescimento e promover a transição verde. Governos devem evitar medidas fiscais que sejam prejudiciais e expandir o suporte fiscal para estimular o crescimento, enquanto as condições monetárias globais permanecem restritas.

A publicação revela que bancos centrais enfrentam desafios difíceis ao equilibrar inflação, crescimento e estabilidade financeira. A cooperação global eficaz é urgente para evitar crises de dívida e fornecer financiamento a países em desenvolvimento.

Aumentar o financiamento climático global, eliminar subsídios aos combustíveis fósseis e promover transferência de tecnologia são cruciais para fortalecer a ação climática. O relatório ressalta ainda a importância crescente de políticas industriais para impulsionar a inovação, capacidade produtiva e transição verde.

Fonte: ONU

Tags: crescimento globalDesaceleração econômicaONU

Postagens Relacionadas

Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil
Mundo

Unicef: 15 milhões de crianças foram expostas a conteúdo sexual online

8 de setembro de 2026
Sem cidadania, as crianças são privadas de seus direitos. Foto: Unicef Cazaquistão/ Nazira Kaiymova
Mundo

ONU reforça campanha global contra apatridia

4 de setembro de 2026
© UNICEF/Oleksii Filippov
Mundo

Com o inverno à porta, OMS quer ação imediata na Ucrânia para proteger vidas

3 de setembro de 2026
Próximo
Fotos – Arquivo / Semcom

Prefeitura orienta sobre cuidados na contratação de transporte escolar

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Pisa: Brasil reduz diferença para países ricos no desempenho escolar
  • Exposição no CCBB do Rio traz a força da arte de mulheres da Amazônia
  • Brasil encerra Mundial de paraciclismo de estrada com cinco medalhas
  • Jovem de 18 anos é morto a tiros dentro de casa na Compensa, em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM