• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
13 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Polícia

Detran-AM registra quase 200 procedimentos de alcoolemia durante o final de semana

Redação por Redação
3 de março de 2025
em Polícia
Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

Foto: Isaque Ramos/Detran-AM

165
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 195 procedimentos de alcoolemia entre a noite de sexta-feira (28/02) e a noite de domingo (02/03), durante a Operação Lei Seca – Carnaval 2025. As ações para redução do número de acidentes com vítimas lesionadas e fatais nesse período festivo seguirá até a Quarta-Feira de Cinzas (05/03).

Ao todo, neste período, foram realizadas 1.539 abordagens em diferentes pontos de Manaus, constatando 510 irregularidades. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, é preciso que a população entenda que o trânsito não é feito apenas por ações de fiscalização e de conscientização, mas sim por todos.

“Inclusive pedimos a ajuda dos condutores e pedestres, aos familiares, que tenham consciência e não permitam que as pessoas bebam e dirijam. Isso é muito grave, é perigoso. Não apenas as questões penais e administrativas, mas o principal que é perder sua própria vida”, ressalta Fernandes.

Irregularidades

Ainda entre a noite de sexta e a noite de domingo, foram removidos 111 veículos, dos quais 90 foram motocicletas. Entre as principais infrações registradas, além dos casos de alcoolemia, estão: dirigir veículo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e/ou Permissão Para Dirigir (PPD) (47), conduzir motocicleta sem capacete de segurança (42), conduzir veículo sem equipamento de segurança (26), permitir condução de veículo a pessoa sem CNH e/ou PPD (24), conduzir motocicleta com passageiro sem capacete (20), conduzir veículo com CNH vencida (15) e conduzir veículo sem o calçado adequado (10).

De acordo com o coordenador geral de Fiscalização do Detran-AM, Artur Cruz, grande parte das motocicletas removidas estavam sendo conduzidas por motoristas não habilitados, sem capacete e sem retrovisores. “A condução de veículos automotores exige conhecimentos específicos e habilidades práticas, adquiridos e comprovados por meio da habilitação. Um condutor não habilitado, ao se aventurar no trânsito, representa um perigo iminente tanto para si mesmo quanto para os demais usuários das vias públicas”, afirma ele.

Procedimentos

Também durante a Operação Lei Seca – Carnaval 2025, foram realizadas duas prisões em flagrante delito pela prática dos crimes de alcoolemia e desacato, ambos previstos no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no art. 331 do Código Penal Brasileiro. Devido a esses crimes, a operação teve que ser interrompida para que os condutores que estavam tumultuando a fiscalização pudessem ser apresentados junto a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

O Detran Amazonas prestou auxílio à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) com agentes e plataformas que auxiliaram na remoção de diversos veículos, nos dias de desfiles das escolas de samba de Manaus, que estavam obstruindo a entrada das alegorias na área de concentração ou nas áreas destinadas à guarda das alegorias, após os termino das apresentações.

Tags: álcoolAmazonasBebidaDetranfiscalizaçãoManaus

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação/ PMAM
Polícia

Em Tefé, homem é preso em posse de quelônios e arma de fogo

12 de junho de 2026
FOTOS:  Divulgação/PC-AM
Destaque

Dupla é procurada por roubo a ônibus da linha 357 em Manaus

12 de junho de 2026
Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)
Polícia

Terceira pessoa envolvida condenada por latrocínio praticado contra idoso é preso em Novo Aripuanã

12 de junho de 2026
Próximo

Tabletes de drogas escondidas em bagagens são apreendias em Coari

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Guia da OMS ensina a enfrentar calor extremo na Europa
  • Governo federal dá nova destinação a 1,9 mil imóveis abandonados
  • Nordeste tem maior movimentação aérea da história para o primeiro quadrimestre
  • Biblioteca Pública do Amazonas promove última etapa da exposição ‘Memórias da Copa’
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM