• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
12 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Diagnóstico precoce de câncer colorretal aumenta sobrevida de pacientes em 95%

Redação por Redação
26 de março de 2021
em Amazônia
FOTO: Arquivo FCecon

FOTO: Arquivo FCecon

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Intestino, comemorado neste sábado (27/03), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta a taxa de sobrevida do paciente para 95%, nos primeiros cinco anos.

O câncer de intestino será o assunto da live com o médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo da Fundação Cecon, Sidney Chalub, que ocorrerá na próxima terça-feira (30/03), às 11h. A transmissão será pelo Instagram da unidade hospitalar (@fcecon.am). Na ocasião, serão tratados sobre os fatores de risco, prevenção, sinais e sintomas da doença.

A live acontece em alusão ao “Março Azul” – mês de conscientização contra o câncer colorretal. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e tem como objetivo informar e educar a população sobre esse tipo de câncer.

Incidência

O câncer de intestino é o segundo tumor cancerígeno que mais mata homens e mulheres no Brasil, e acomete pacientes com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família. No país, a doença atinge mais de 40 mil pessoas por ano e, hoje, a chance de uma pessoa a desenvolver é de 4,3%, conforme pontua o chefe do serviço de Endoscopia da Fundação Cecon, Marcelo Tapajós.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o Amazonas 230 casos novos por ano, sendo 120 em homens e 110 em mulheres.

Tecnologia

Marcelo Tapajós diz que, frente a esses números e incidência, busca-se alertar a população, os profissionais de saúde, os gestores e tomadores de decisão para o diagnóstico e tratamento precoce. Ele destaca que novas tecnologias, como aparelhos de endoscopia que permitem a identificação e o tratamento de lesões, de forma segura e eficaz, têm contribuído muito.

Doença

O câncer de intestino, salienta Chalub, também é chamado de câncer colorretal (cólon e reto), e grande parte desses tumores inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. ”Essa região é a porção média do intestino grosso, local onde os pólipos se transformam em câncer, quando associados à predisposição genética e hábitos não saudáveis”, informa.

Fatores de risco

A retocolite ulcerativa – inflamação do intestino que causa cólicas e diarreia – é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal, assim como a doença de Crohn – inflamação crônica que afeta todo o sistema digestivo, que compromete todas as camadas da parede intestinal, conforme Sidney Chalub.

Em geral, segundo ele, as causas também estão ligadas à prática de hábitos não saudáveis como sedentarismo; excesso de alimentos industrializados, principalmente carnes processadas que possuem alto teor de gordura; tabagismo e alcoolismo; e pouca ingestão de alimentos ricos em fibras.

Diagnóstico

A identificação é feita por meio da colonoscopia, retossigmoidoscopia – exame minimamente invasivo que analisa todo sistema colorretal –, exame de toque retal e pesquisa de sangue nas fezes.

Sintomas

Os principais sintomas são presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga, sensação de que o intestino não é completamente esvaziado, perda de peso rápida e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.

Tratamento

O tratamento pode ser endoscópico com a remoção do tumor por meio da colonoscopia ou, nos casos mais avançados, pode ser necessário cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Tags: Câncerdiagnósticopaciente

Postagens Relacionadas

Rua Professora Isaura Barroncas, antiga rua 3, no bairro Alvorada 1, contemplada no edital “Ruas da Copa”
Amazônia

Manaus realiza transmissão do jogo da Seleção Brasileira em vias contempladas pelo edital ‘Ruas da Copa’

12 de junho de 2026
Fotos – Divulgação
Amazônia

Quarta parcela do ‘IPTU Premiado’ vence dia 15 e pode render prêmios de até R$ 40 mil

12 de junho de 2026
Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana/Semcom
Amazônia

Manaus altera terminal de ônibus para atender população do bairro Compensa

12 de junho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação

Prefeitura divulga lista de selecionados para oficina de ovos de Páscoa

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Em Tefé, homem é preso em posse de quelônios e arma de fogo
  • Dupla é procurada por roubo a ônibus da linha 357 em Manaus
  • Terceira pessoa envolvida condenada por latrocínio praticado contra idoso é preso em Novo Aripuanã
  • Homem é preso por estupro de vulnerável e venda de imagens de abuso sexual infantil
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM