Na série com ajuste sazonal, em julho, o volume de vendas do Comércio Varejista, no Amazonas, foi de -0,6 na variação mês/mês imediatamente anterior;
-Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o desempenho do setor, no Estado, foi de 4,5%;
-No acumulado, no ano, o setor apresentou variação de 3,8%;
-No cumulado dos últimos doze meses o indicador alcançou 2,6%.

Variação mês/mês imediatamente
A variação percentual que compara o volume de vendas do mês atual com o do mês anterior, de -0,6%, colocou o comércio varejista do Amazonas nas últimas posições entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Mato Grosso do Sul (-1,3%). Os melhores desempenhos ficaram com os estados do Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%).

Variação acumulada no ano
A variação percentual acumulada no ano, de 3,8%, obtida no mês de julho, colocou o comércio varejista do Amazonas na posição intermediária entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram de Rondônia (-1,5%), Rio de Janeiro (-0,9%) e Rio Grande do Norte (-0,4%). Os melhores resultados ficaram com o Tocantins (13,7%), Maranhão (10,4%) e Ceará (8,2%). Em nível nacional, a maioria das unidades da federação ainda estão com desempenho positivos em 2023.

Volume de vendas no Comércio Varejista Ampliado
De acordo com a pesquisa o Comércio Varejista Ampliado é a soma do comércio normal mais a comercialização de automóveis, peças e material de construção. Em junho, o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense foi de 1,2%, comparado a junho de 2023. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o varejo ampliado do Amazonas foi de 16,6%. No acumulado do ano, o setor apresentou 8,9% e, no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 4,3%. Quando o varejo ampliado é maior que o volume de vendas, isto quer dizer que algum produto dele contribuiu com a indicador. Portanto, automóveis, peças ou material de construção devem ter tido boas vendas em julho.

Comércio Varejista Ampliado – Ranking dos melhores e piores resultado
A variação percentual que compara o volume de vendas do comércio varejista ampliado do mês atual com o mês anterior, de 1,2%, obtida em julho 2023, colocou o varejo do Amazonas na posição intermediária entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram os do Pará (-6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). Os melhores resultados foram dos estados da Paraíba (5%), Espírito Santo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,9%).

Comércio do Varejo Ampliado – Acumulado do ano
A variação percentual acumulada no ano, de 8,9%, obtida em julho 2023, colocou o varejo do Amazonas na posição intermediária entre as unidades da federação. Os piores desempenhos foram do Mato Grosso do Sul (-7,5%), Pernambuco (-1,0%) e Goiás (-0,2%). Os melhores desempenhos foram dos estados do Tocantins (14,8%), Maranhão (12,8%) e Bahia (12,0%.).

Resumo Comércio Varejista Ampliado

Fonte: IBGE









