• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
24 de maio de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Em Manaus, Bombeiro Mirim salva irmã de um ano que se engasgou enquanto jantava

Redação por Redação
28 de abril de 2025
em Amazônia, Destaque
Menino utilizou técnica que aprendeu durante o projeto do Governo do Amazonas Fotos: Arquivo Pessoal.

Menino utilizou técnica que aprendeu durante o projeto do Governo do Amazonas Fotos: Arquivo Pessoal.

158
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Um menino de nove anos salvou a vida de sua irmã de um ano após ela se engasgar enquanto comia na noite de domingo (27/4) no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. Benjamin Noah faz parte do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), promovido pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

A mãe de Benjamin, a contadora Luciane Dantas, 30, conta que o susto ocorreu durante o jantar da família e se emocionou com a atitude do filho, que salvou a irmã aplicando um procedimento que ela própria desconhecia. “Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço da batata para fora. Deu super certo, porque eu já estava preocupada; já tinha batido várias vezes e não saía”, relatou Luciane, que também é mãe de Catharina de Souza, de 4 anos.

De acordo com o empresário Felipe Araújo, 31, pai do bombeiro mirim, a família ficou surpresa com a tranquilidade do menino para realizar o procedimento. “De fato, ele estava preparado, não ficou nervoso, muito pelo contrário. Ele teve essa iniciativa e conseguiu fazer com que a irmã retornasse. Foi um alívio e uma felicidade ao mesmo tempo saber que o nosso filho mais velho, em um momento de dificuldade, teve essa atitude”, disse o pai.

Bombeiro Mirim 

O Programa Bombeiro Mirim tem como objetivo contribuir para a formação cidadã e crítica-transformadora de crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 13 anos.

Entre 2022 e 2024, mais de 3 mil alunos participaram do programa, que foi reestruturado e incorporado como ação institucional para execução em todas as unidades operacionais do CBMAM. O planejamento prevê aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, com carga horária total de 288 horas, ao longo de oito meses.

Benjamin é aluno da unidade do Bombeiro Mirim desenvolvida no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) e utilizou a técnica chamada manobra de Heimlich, que aprendeu na disciplina Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

Instrutora do Bombeiro Mirim há três anos, a militar Hanna Lopes contou que o caso é resultado do trabalho de toda a equipe do projeto. “É uma sensação de dever cumprido, porque ele conseguiu absorver todo o conhecimento que ministrei e atuou em casa. Ele salvou a vida da irmã. É gratificante passar esse conhecimento e ver que estão absorvendo”, afirmou a instrutora.

Tags: AmazonasBombeiroengasgoManaus

Postagens Relacionadas

Fotos – Divulgação/Visa Manaus/Semsa
Amazônia

Visa Manaus apreende 50 toneladas de goma de tapioca e interdita indústria ilegal na zona Leste

23 de maio de 2025
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom e Clóvis Miranda / Semcom
Amazônia

Operação de cidadania para resgatar pessoas em situação de rua é realizada em Manaus

23 de maio de 2025
Fotos - Maxwell Oliveira/Implurb
Amazônia

Manaus tem alta de 12% em fiscalização de obras irregulares de janeiro a abril

23 de maio de 2025
Próximo
A suspeita é uma das líderes de um grupo criminoso Fotos: Divulgação/ SSP-AM.

Mulher é presa por comercializar entorpecentes no município de Coari

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • CMN reduz prazos mínimos de títulos agrícolas e imobiliários
  • Dupla investigada pelos crimes de tortura e estupro de vulnerável é presa em Manacapuru
  • Sete motocicletas roubadas são apreendidas no município de Codajás
  • Copa do Brasil: 16 clubes das oitavas de final estão definidos
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM