Policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículo do Amazonas (Derfv), prederam na tarde de ontem (09), o empresário Roberto Carlos Costa Bignami, 44, por chefiar uma quadrilha que realizava clonagem de veículos.
Beto, como é conhecido, responde a vários processos no Amazonas e em outros estados. Ele era o responsável por encomendar roubos de carros luxuosos nos estados de Roraima e Minas Gerais, trazer para Manaus e realizar a adulteração e clonagem dos veículos. Ele irá responder pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação.
De acordo com o titular da Derfv, a ação policial foi realizada em conjunto com integrantes do Núcleo de Operações Especiais (NOE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O delegado Cícero relatou que, ao longo das investigações, foi constatado que “Beto” comprava carcaças de veículos, sem utilidade, em leilões. A partir disso, o empresário encomendava roubos de veículos dos mesmos modelos em outros estados e realizava a clonagem dos automóveis com os dados das carcaças que havia comprado, usando os documentos desses carros.
“O infrator também montava os veículos roubados utilizando o chassis desses outros automóveis que eram comprados leilões, realizando a remarcação dos sinais de identificação com o objetivo de dificultar a ação da polícia. Destaco que ‘Beto’ já era um alvo das investigações da equipe da Derfv há muito tempo. Desta vez, em posse de todas as provas que evidenciaram esses crimes cometidos por ele, representei à Justiça o pedido de prisão”, relatou Túlio.