• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Entenda os sinais e sintomas da febre do Oropouche e saiba como prevenir

Ministério da Saúde coordena uma Sala Nacional de Arboviroses, que funciona de forma permanente, monitorando não só a situação de oropouche, mas também casos de dengue, chikungunya e Zika

Agência Brasil por Agência Brasil
27 de julho de 2024
em Brasil
Foto: Reprodução/Canva

Foto: Reprodução/Canva

182
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A febre do Oropouche é uma doença causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses , conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya. O quadro clínico agudo pode evoluir com febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular. Outros sintomas, como tontura, dor atrás do olhos, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.

Para acompanhamento dos casos no Brasil, o Ministério da Saúde coordena uma Sala Nacional de Arboviroses , que funciona de forma permanente, monitorando não só a situação de oropouche, mas também casos de dengue, chikungunya e Zika. Recentemente, a pasta publicou uma nota técnica com recomendações sobre medidas de prevenção e orientações para que estados e municípios possam intensificar a vigilância da transmissão do vírus.

Casos mais graves podem incluir o acometimento do sistema nervoso central, por exemplo de meningoencefalite, especialmente em pacientes imunocomprometidos. Ainda há relatos de manifestações hemorrágicas. Parte dos pacientes (estudos relatam até 60%) pode apresentar recidiva, com manifestação dos mesmos sintomas ou apenas febre, cefaleia e mialgia após uma a duas semanas a partir das manifestações iniciais.

A orientação é similar aos casos de dengue, que a população, ao observar os sintomas, procure por uma unidade de saúde.

Saiba mais sobre a febre do oropouche

Não há tratamento específico disponível. As medidas de prevenção consistem em evitar áreas com a presença de maruins ou minimizar a exposição às picadas dos vetores, seja por meio de recursos de proteção individual (uso de roupas compridas e de sapatos fechados) ou coletiva (limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolhimento de folhas e frutos que caem no solo, uso de telas de malha fina em portas e janelas).

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente , Ethel Maciel, reforça que o Ministério da Saúde está mobilizado para dar respostas coordenadas. “A vigilância continuará atuando, de forma a subsidiar oportunamente as recomendações e ações necessárias, além das ações permanentes já realizadas pelo governo federal”, afirma.

O Ministério da Saúde trabalha, ainda, na construção do Plano de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses 2024/2025. O documento está pautado em vigilância em saúde, manejo clínico, organização dos serviços de saúde, controle vetorial, lacunas de conhecimento para financiamento de pesquisas, comunicação e interface com a sociedade, com propostas de ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazos. Participam da elaboração representantes de organismos internacionais, pesquisadores, gestores e a sociedade civil.

Outras ações do Ministério da Saúde no enfrentamento da doença são:

  • Ampliação da testagem para detecção de casos de febre do Oropouche para todo o país em 2023
  • Contratação de 380 mil testes adicionais para o diagnóstico laboratorial da doença em 2024
  • Pactuação tripartite para elaboração da Ficha e-SUS Sinan Arboviroses
  • Realização de webinário sobre aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da Febre do Oropouche no Brasil
  • Realização de visitas técnicas para apoio local e investigação epidemiológica nos seguintes estados: Amazonas, Acre, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Piauí
  • Investigação entomológica e entomovirológicas em municípios com casos detectáveis para o vírus Oropouche nos estados do Amazonas, do Acre, do Piauí e da Bahia
  • Realização de reuniões virtuais com os estados para acompanhamento do cenário epidemiológico e apoio técnico

Por: Ministério da Saúde

 

Tags: DoençaFebre OropoucheMinistério da Saúdevírus

Postagens Relacionadas

Os maiores destaques do período foram os aeroportos do Recife, Salvador e Fortaleza, respectivamente. - Imagem: MPor
Brasil

Nordeste tem maior movimentação aérea da história para o primeiro quadrimestre

13 de junho de 2026
Foto: Reprodução/Canva
Brasil

Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

13 de junho de 2026
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Brasil

Cidade inteligente na prática: como a tecnologia melhora os serviços municipais

13 de junho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação/Nilton Lins

Julho Dourado alerta para importância da vacinação e check-ups veterinários dos pets

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Em 2026, milho (1ª safra) tem redução prevista de 58% no Amazonas
  • Acnur enfatiza queda inédita de 3% no deslocamento forçado em uma década
  • Degelo da Antártica influencia toda a sociedade brasileira, diz especialista
  • Documentário amazonense ‘Anamã, a Veneza da Amazônia’ é finalista da Mostra Oficial Saberes Amazônicos, em Boa Vista
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM