• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Festival de Teatro da Amazônia ocupa espaços culturais até domingo (15)

Programação conta com espetáculos, ações formativas e projeto de mediação

Redação por Redação
9 de outubro de 2023
em Cultura
Cordel do Amor Sem Fim. Foto: Divulgação

Cordel do Amor Sem Fim. Foto: Divulgação

229
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A 17ª edição do Festival de Teatro da Amazônia vai ocupar espaços culturais até domingo (15/10), com espetáculos, oficinas, rodas de conversa, vivências e projeto de mediação.

As atividades, com acesso gratuito, acontecem no Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro, Largo de São Sebastião, Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Casarão de Ideias. O público pode acompanhar a programação completa no Instagram (@fetam.teatro).

“Manaus vai ser a capital do teatro do Brasil nesta semana, unindo artistas de todas as regiões do País”, afirma Cleber Ferreira, presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

O titular da federação destaca que é a primeira vez que o FTA é contemplado com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Estamos felizes pela aprovação na Lei de Incentivo e por fazer com que o Festival de Teatro da Amazônia tenha a grande dimensão que ele merece e possa atender todos os públicos, todas as gerações e todas as linguagens”, comenta Cleber Ferreira.

O evento é apresentado pelo Nubank, com o apoio da WEG, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A realização é do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e pela Federação de Teatro do Amazonas.

Programação

Nesta segunda-feira (09/10), o espetáculo “CaÊ”, do Karma Coletivo de Artes Cênicas (SC), abre a programação às 10h, no Teatro da Instalação, pela Mostra Jurupari. Às 17h, a Palhaça Brisa – Minha Companhia (MG), apresenta “Brisa’s Beach” no Largo de São Sebastião, pela Mostra Ednelza Sahdo, enquanto às 20h tem a peça “Ainda Aqui”, da Cia Cerne (RJ), no Teatro da Instalação.

Na terça-feira (10/10), às 10h, A Rã Qi Ri (AM), grupo de teatro do Amazonas com mais de 35 anos de atuação, sobe ao palco do Teatro da Instalação, com a obra convidada “O Barão Egoísta”. Às 17h, Panorando Cia e Produtora (AM) leva “As Cores da América Latina”, pela Mostra Ednelza Sahdo, para o Largo de São Sebastião.

O Teatro Amazonas, às 20h, recebe o espetáculo convidado “Eu de Você”, da NIA Teatro (SP), monólogo premiado da atriz Denise Fraga. Às 22h tem “Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento Estéticas e Movimento), no Teatro da Instalação, pela Mostra Jurupari.

Na véspera de feriado, quarta-feira (11/10), a primeira peça no dia inicia às 10h, no Teatro Amazonas. A produção “Bertoldo, Estudo 1: O Tubarão que Queria Ser Grande”, da Buia Teatro Company (AM), compõe a Mostra Jurupari.

O “Cordel do amor sem fim”, do Grupo Criart Teatral (RR), vai ser apresentado às 18h, no Buia Teatro, pela Mostra Jurupari; e a produção convidada “Glauce”, da Barata Produções (RJ), às 20h, no Teatro Amazonas.

Na quinta-feira (12/10) tem apresentação de “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR), às 10h, no Teatro Amazonas, pela Mostra Ednelza Sahdo; “Violento”, de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo (MG), às 16h, no Teatro da Instalação, pela Mostra Jurupari.

Também pela Mostra Jurupari tem “Sacarose”, de Edu Rosa (SP), às 18h, no Buia Teatro; “ITAN e TAL”, do Grupo Baquetá (PR), às 20h, no Teatro Amazonas; e “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23 (AM), às 22h, no Gebes Medeiros.

Fim de semana

A sexta-feira (13/10) começa com a Companhia de Teatro Metamorfose (AM), que apresenta “São Jorge e o Dragão”, às 10h, no Teatro Amazonas, pela Mostra Jurupari. Às 15h vai ser a vez de Rosa Malagueta (AM), com “Dona Batata”, pela Mostra Ednelza Sahdo, no Gebes Medeiros.

Às 18h tem Cia Pé de Vento Teatro (SC), com “Desajustada”, pela Mostra Jurupari, no Teatro da Instalação; e às 20h tem Cia Casa Circo (AP), com “Chica Fulô de Mandacaru”, pela Mostra Ednelza Sahdo, no Teatro Amazonas. Já às 22h, a Aflorar Cultura (SP) apresenta, no Buia Teatro, a produção “4,5,4,3… Um passo por vez”, pela Mostra Jurupari.

No sábado (14/10), às 10h, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato (AM) vem com “A Maravilhosa História de Sapo Tarô Bequê” para o Teatro Amazonas, pela Mostra Jurupari. Às 18h, o Buia Teatro abre as portas para receber “O Homem de Cabeça de Papelão”, da Relógio Quebrado (AM), pela Mostra Ednelza Sahdo.

A Súbita Companhia de Teatro (PR) apresenta “O Arquipélago” às 20h, pela Mostra Jurupari, no Teatro Amazonas.

No último dia de festival, domingo (15/10), às 10h, a Rainhas do Radiador (SP) leva “A Andarilha” para o Teatro Amazonas; e às 16h tem Grupo Jurubebas de Teatro (AM), com “Desassossego”, no Teatro da Instalação, ambos pela Mostra Ednelza Sahdo.

O encerramento, às 19h, no Teatro Amazonas, conta com a Cia Vitória Régia, convidada da edição. O grupo de teatro amazonense com direção do multiartista Nonato Tavares e mais de 40 anos de trajetória apresenta a obra “A Pequena Esperança”.

Tags: AmazôniaCulturaEspaçosFestival de TeatroOcupaProgramação

Postagens Relacionadas

FOTOS: Aurora Boreal Produções e Ybá Criativa
Cultura

Documentário sobre a ASSOTRAM dá visibilidade à população trans e ações de prevenção ao HIV no Amazonas

15 de abril de 2026
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Cultura

Shopping Ponta Negra recebe sessão do CineMaterna com “Super Mario Galaxy: O Filme” na próxima terça-feira (14)

14 de abril de 2026
Foto:  Assessoria de imprensa
Cultura

Arte&Fato celebra 25 anos com programação cultural e lançamento de portal interativo

13 de abril de 2026
Próximo
Foto: Rafael Seixas/Arsepam

Na AM-010, fiscalização multa condutores clandestinos do transporte rodoviário intermunicipal

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Beruri
  • Corpo com mãos amarradas é encontrado no bairro Biribiri, em Manacapuru
  • Dupla é presa após assaltar e fazer idoso refém em floricultura em Manaus
  • PF prende mulher por tráfico de drogas no Aeroporto de Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM