Os eventos religiosos do Círio de Nazaré e as festividades de Nossa Senhora Aparecida, que acontecerão no fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, em Manaus, contarão com um esquema especial de monitoramento e controle de trânsito. Aproximadamente 110 agentes estarão dedicados a acompanhar as celebrações, com suporte nas procissões e presença itinerante ao longo dos percursos das procissões.
No sábado, 12/2, às 16h, ocorre o Ciclo Procissão, com concentração na alameda do Samba. A saída está prevista para as 16h30, com destino à paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto seguirá pela alameda do Samba, avenida Pedro Teixeira, avenida Djalma Batista, rua Jorge Veiga e avenida Mário Ypiranga Monteiro.
Ainda no sábado, às 18h, haverá a Santa Missa de Transladação, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, seguida, às 19h, da procissão de Transladação da Imagem. O cortejo parte da paróquia Nossa Senhora de Nazaré em direção à paróquia Nossa Senhora de Fátima, passando pela praça Nossa Senhora de Nazaré, avenida Mário Ypiranga Monteiro, rua Teresina, rua Maceió, rua Major Gabriel e avenida Tarumã.
No domingo, 13/10, a partir das 7h, ocorre a procissão solene, com o retorno da imagem de Fátima para Nazaré. O percurso inclui as avenidas Tarumã, Duque de Caxias, viaduto Josué Cláudio de Souza, Umberto Calderaro, rua Natal e avenida Mário Ypiranga Monteiro. Às 9h, uma missa campal será realizada na praça Nossa Senhora de Nazaré, encerrando os festejos.
Paralelamente, no sábado (12), os festejos de Nossa Senhora Aparecida começam logo cedo, com a carreata às 5h30. O cortejo parte e retorna à paróquia Nossa Senhora Aparecida, passando pelas principais vias do centro de Manaus, incluindo as avenidas Alexandre Amorim, Luiz Antony, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco.
Às 18h, ocorre a procissão de Nossa Senhora Aparecida, também com saída e chegada na igreja, culminando em uma missa campal em Coronel Salgado. O percurso da procissão abrange as ruas Alexandre Amorim, 10 de Julho, Ferreira Pena, Leonardo Malcher, Luiz Antony e Wilkens de Matos.
O monitoramento por parte dos agentes é essencial para garantir a segurança e a fluidez do trânsito nas vias afetadas pelas procissões e celebrações. O transporte coletivo não será alterado