• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
18 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Frutas exóticas produzidas no Amazonas ganham destaque nas Feiras de Produtos Regionais da ADS

O auge da safra de rambutan e pitaia vai até meados de junho, de acordo com as condições climáticas

Redação por Redação
19 de janeiro de 2023
em Amazônia
Foto: Ruth Jucá e Mônica Figueiredo/ADS e Divulgação

Foto: Ruth Jucá e Mônica Figueiredo/ADS e Divulgação

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Entre os meses de dezembro a junho, as Feiras de Produtos Regionais realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Governo do Estado, são abastecidas com duas frutas exóticas: rambutan (ou rambutão) e pitaia (ou pitaya). Na região metropolitana, é comercializada mais de uma tonelada dos produtos, por semana. Com o período de safra no auge, devido às condições climáticas, os consumidores que adquirem os itens contribuem para a valorização dos produtores rurais do Amazonas e para a própria saúde, pois são alimentos ricos em propriedades nutricionais.

Conforme o Chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Edson Luniere, os consumidores podem encontrar as frutas em todas as feiras da capital. “A safra da pitaia acontece principalmente de dezembro a abril e, no restante do ano, ela reduz a produção. No caso do rambutan, vai até meados de junho. Os produtores têm boa expectativa de vendas para essa época e o Governo auxilia disponibilizando os espaços para que eles comercializem seus produtos diretamente com os clientes”, disse.

As feiras da ADS em Manaus funcionam de terça-feira a domingo em nove locais na área urbana e uma feira na zona rural, além de 35 municípios do interior com uma grande variedade de produtos regionais, como frutas, legumes e hortaliças. Os alimentos saem da plantação dos agricultores e vão direto para a mesa dos amazonenses, sem a presença do intermediário, o que pode reduzir os custos.

Benefícios

O rambutan, é um fruto rico em cálcio e vitamina C, sendo considerado um excelente antioxidante. Conforme dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a fruta possui em sua composição 22 miligramas de cálcio por cada 100 gramas da fruta. A mesma quantidade também comporta 30 miligramas de fósforo, 2,5 miligramas de ferro, 0,1 miligramas de niacina, 108,6 miligramas de vitamina C (pouco superior à quantidade encontrada na laranja), além de apresentar baixo teor de gordura.

Também presente nas bancas dos agricultores nas feiras da ADS, a pitaia, fruto com aparência exótica, apresenta um sabor suave e adocicado, além de propriedades benéficas à saúde humana. Apesar de ainda tímido, o consumo do fruto aumentou nos últimos anos. No Amazonas, a pitaia é produzida em abundância em projeto pioneiro em fazendas de Iranduba e Manacapuru.

A nutricionista da ADS, Fabiana França, destaca que o rambutan e a pitaia são ricos em propriedades nutricionais, como a vitamina C, e agem como antioxidantes. “A pitaia é rica em licopeno e possui níveis altos de vitamina C, ajuda no sistema imunológico e possui substâncias antioxidantes que combatem, inclusive, as doenças crônicas degenerativas. O rambutan é fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e A. Ajuda também no envelhecimento precoce e combate os radicais livres”, conta a especialista.

Onde encontrar: Todas as feiras da ADS disponibilizam a venda das duas frutas. Veja a lista e os dias, horários e locais de funcionamento em Manaus:

Terças-feiras:

• Das 14h às 19h, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova)
• Das 14h às19h no Manaus Plaza Shopping (Chapada)

Quartas-feiras:

• Das 15h às 19h, no estacionamento do Shopping Ponta Negra

Quintas-feiras:

• Das 14h às 19h, no Manaus Plaza Shopping (Chapada)
• Das 14h às 19h, na praça de alimentação, na rua José Bonifácio (Dom Pedro)

Sábados:

• Das 5h às 11h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa)
• Das 5h às 11h, no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis)
• Das 5h às 11h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)

Sábado e domingo

• Das 7h ao meio-dia, na Rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva)
Domingos:
• Das 6h ao meio-dia, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro.

Tags: ADSAmazonasCotidianoDestaqueExóticasFeirasfrutasGanhamProdutos RegionaisProduzidas

Postagens Relacionadas

fotos – Naira Nascimento / IMMU
Amazônia

Terminal 4 recebe melhorias que aumenta a segurança dos usuários

18 de abril de 2026
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Amazônia

Amazonas já tem 37 idosos para cada 100 jovens e pressiona planejamento financeiro

18 de abril de 2026
OTO: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Amazônia

Jornada Literária: Leitura e cultura ampliam acesso e estimulam memória de idosos

18 de abril de 2026
Próximo
Foto: Reprodução

Caseiro é morto durante assalto e criminosos levam R$ 6 mil em sítio em Manacapuru

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Homem é preso após matar, a facadas, o atual da sua ex-companheira
  • Boi bumbá mini caprichoso intensifica os trabalhos em busca do tetracampeonato em 2026
  • Justiça mantém prisão de delegado suspeito de extorsão em Manaus
  • Vídeo: suspeito é preso por roubo majorado de celular, cartões e objetos pessoais de homem no bairro Japiim
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM