• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia Interior

FVS-AM investiga novos casos de doença de Chagas em Ipixuna

Foram confirmados no município cinco casos da doença por ingestão de açaí contaminado

Redação por Redação
15 de abril de 2021
em Interior
Foto- SiBBr

Foto- SiBBr

196
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está em visita técnica em Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus) para investigar o surgimento de novos casos da doença de Chagas no município. Até o momento, são cinco casos confirmados da doença na localidade, onde foram confirmados casos agudos por ingestão de açaí contaminado de fabricação própria.

Os cinco casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS), que processou as amostras coletadas do exame da gota espessa, pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipixuna. O açaí contaminado foi ingerido na comunidade Igarapé Porto Rico, zona rural de Ipixuna. A FVS-AM investiga, ainda, outras 21 pessoas que também ingeriram o suco de açaí contaminado pelo parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, alerta para a importância da população buscar fornecedores de açaí que garantam a qualidade do alimento, a partir das normas de higiene, para evitar contaminação.

“Mesmo que a fabricação do açaí seja própria, é necessário que sejam observadas as condições de higiene dos manipuladores do fruto, já que, no Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre pela ingestão de suco de açaí contaminado”, alertou.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM), Elder Figueira, das 26 pessoas investigadas para contaminação, seis apresentaram sintomas suspeitos para doença de Chagas, e cinco apresentaram resultado positivo para o parasita por meio do exame de gota espessa.

“As demais 21 pessoas foram assintomáticas. Os casos confirmados já iniciaram o tratamento médico e estão sendo acompanhados por infectologista”, disse Elder.

A equipe da FVS-AM realizou reunião de caráter orientativo com produtores de açaí, tanto da área urbana quanto rural do município, para abordar sobre boas práticas de manipulação de alimentos e levantamento entomológico de infestação do parasita. Periodicamente, a FVS-AM realiza o treinamento de microscopistas da malária para que também realizem o diagnóstico oportuno para Chagas.

Até esta quinta-feira (15/04), foram registrados sete casos da doença em 2021 – Manaus (2) e Ipixuna (5).

Sintomas – Os doentes podem apresentar um quadro de febre constante, inicialmente elevada, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e baço. O diagnóstico precoce e o tratamento imediato previnem as formas crônicas da doença e a ocorrência de óbitos.

Transmissão – O parasita Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença. No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre por meio de ingestão de suco de açaí contaminado. A principal forma de prevenção é a inspeção visual e catação dos frutos antes da preparação e manipulação dos alimentos.

Além do açaí, outros alimentos também podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar, buriti e bacaba.

Tags: Amazonasdoença de chagasFVS-AMIpixua

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação/SSP-AM
Interior

Base Tiradentes vai reforçar patrulhamento na região do Médio Solimões, no Amazonas

3 de abril de 2023
Foto: Divulgação/CBMAM
Interior

Corpo de Bombeiros combate incêndios em residências no interior, no fim de semana

6 de março de 2023
Foto: Michela Amazonas
Interior

Homem pula no rio para salvar pitbull de afogamento em Parintins

22 de fevereiro de 2023
Próximo
Foto:Divulgação/PMAM

Operação Pacificador apreende 24 motocicletas na zona leste

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Síndrome Respiratória Aguda Grave aumenta em bebês até 2 anos
  • Estado de São Paulo tem morte provocada por febre amarela
  • Mostra ‘Olhar Indígena’ chega à terceira edição com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany
  • Copa Norte: Nacional vence e é semifinalista, Amazonas triunfa e segue vivo na luta pela classificação
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM