• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
4 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Governo do Brasil anuncia entrega de 324 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola

Evento em Sete Lagoas (MG) marca início da distribuição de 1.000 veículos do Novo PAC Seleções para todas as regiões do país

Agência Gov Brasil por Agência Gov Brasil
21 de março de 2026
em Brasil
O Pnate tem o objetivo de apoiar o transporte dos estudantes por meio de assistência técnica e financeira, em caráter suplementar, a estados, municípios e o Distrito Federal - Foto: Fábio Nakakura/MEC

Foto: Fábio Nakakura/MEC

176
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta sexta-feira, 20 de março, em Sete Lagoas (MG), de visita à fábrica da Iveco e entrega simbólica de 324 novos ônibus escolares do Programa Caminho da Escola. Os novos veículos atenderão, prioritariamente, estudantes da educação básica que vivem em áreas rurais, ribeirinhas e de difícil acesso em todo o Brasil.

A ação marca o início da distribuição de 1.000 ônibus da segunda etapa do Novo PAC Seleções, com investimento de cerca de R$ 500 milhões. A previsão é atender até 120 mil estudantes em três turnos.

O evento contará com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e de sete prefeitos, representando as cinco regiões do país. O ato integra a estratégia do Governo do Brasil de fortalecer a educação básica por meio de investimentos em infraestrutura e acesso.

Haverá entregas simultâneas em outros polos industriais do país: Caxias do Sul (RS) e São Mateus (ES). A partir desses locais, os veículos serão destinados a municípios de todas as regiões brasileiras até junho de 2026.

A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso ao transporte escolar para estudantes da educação básica em todo o território nacional, fortalecendo a política de inclusão e permanência escolar. A entrega dos veículos reforça o compromisso do Governo do Brasil com a educação básica, promovendo mais segurança, conforto e regularidade no transporte escolar, além de fortalecer a cooperação entre União, estados e municípios.

PRIMEIRA FASE — Na primeira etapa do Novo PAC, o Governo do Brasil já viabilizou a aquisição de 1.500 ônibus escolares, com investimento aproximado de R$ 750 milhões, permitindo atender até 180 mil estudantes em três turnos.

PRODUÇÃO — Em Caxias do Sul (RS), os veículos são produzidos pelas empresas Marcopolo, Agrale e Volkswagen. Já em Sete Lagoas (MG), a Iveco concentra a maior parte da frota entregue. Em São Mateus (ES), a fabricação também é da Volkswagen. Os veículos são de diferentes modelos do Programa Caminho da Escola, como ORE Zero, ORE 1, ORE 3 e ONUREA.

CAMINHO DA ESCOLA — Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola tem como objetivo garantir transporte escolar seguro, acessível e de qualidade para estudantes da educação básica, especialmente em regiões com maiores dificuldades de deslocamento. A iniciativa contribui diretamente para a redução da evasão escolar e para a permanência dos alunos na escola. Entre 2023 e 2026, foram entregues aproximadamente 12.960 ônibus escolares. Desde a criação do programa, mais de 43 mil veículos já foram adquiridos.

Tags: BrasilEducaçãotransporte

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Brasil

Anvisa determina recolhimento de lote da água mineral Cristal sem gás

3 de junho de 2026
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agênc
Brasil

Estado de São Paulo confirma quinta morte por febre amarela no ano

3 de junho de 2026
Foto: Divulgação | Agência GOV
Brasil

Te ligaram ou foram a sua casa dizendo que é para fazer a Prova de Vida do INSS? É golpe!!

3 de junho de 2026
Próximo
Foto: Divulgação

Vídeo: Piloto morre e aluno fica gravemente ferido em queda de avião em Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Ministério da Saúde leva para Parintins carreta de exames de imagem para diagnóstico precoce de doenças
  • Homem é procurado por cometer uma série de furtos e roubos no município de Tefé
  • Neymar não viaja com seleção para Cleveland; segue em tratamento
  • Homem é preso suspeito de latrocínio de comerciante na zona leste
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM