• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
6 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Incentivo à produção de vacinas está na pauta da CCT

Redação por Redação
6 de agosto de 2024
em Política
Vacina contra gripe do Butantan

Foto: © Butantan/Divulgação

173
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) vota na quarta-feira (7), a partir das 11h, um projeto de lei que incentiva a produção de vacinas no Brasil. Do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o PL 4.467/2021 inclui programas, projetos e pesquisas de imunobiológicos entre os beneficiários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A criação de banco de dados biológicos para o desenvolvimento e produção de vacinas também poderá receber recursos do fundo.

Os imunobiológicos são vacinas ou anticorpos modificados laboratorialmente, que podem ser humanos ou de origem animal. Além de prevenir doenças, como gripe, hepatite ou covid-19, os imunobiológicos oferecem tratamentos para combater e controlar doenças inflamatórias e autoimunes.

Para o autor da proposta, a pandemia de covid-19 evidenciou a dependência do Brasil da importação de tecnologias e insumos-chaves para a produção de vacinas, que não se restringe ao imunizante contra o coronavírus. Alessandro ressalta que o fato de a maioria dos fornecedores de vacinas no Brasil serem laboratórios públicos, como o Instituto Butantan e a Fiocruz, não significa que o país seja autônomo na produção de imunobiológicos.

“Para grande parte dos imunizantes, os laboratórios nacionais realizam apenas as etapas finais de formulação, envase, rotulagem e acondicionamento”, explica.

Relator na CCT, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) apresentou parecer favorável, com uma emenda de redação. De acordo com dados da organização Oxfam Brasil, o país importa cerca de 90% da matéria-prima necessária para a fabricação de vacinas.

“O Brasil não pode depender de investimentos em vacinas apenas em momentos de crise”, alerta o relator.

Convite a ministra e jogos on-line

Durante a reunião, o colegiado também vai analisar requerimentos para a promoção de audiências públicas. Entre eles, está um pedido do senador Izalci Lucas (PL-DF) para que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, compareça ao colegiado para prestar informações sobre o plano de inteligência artificial do governo federal.

Além do convite à ministra, a CCT pode votar um requerimento para realização de audiência pública, com o objetivo de debater o crescimento dos jogos de cassino on-line do tipo caça-níquel (como o Jogo do Tigrinho) e seus impactos na sociedade.

Fonte: Agência Senado

Tags: BrasilCCTincentivoVacinas

Postagens Relacionadas

Imagem Ilustrativa. Foto: Canva
Política

Redução de chumbo em tintas segue para sanção

5 de junho de 2026
O PL 1.719/2026 tem objetivo de prevenir o contágio de doenças infecciosas em locais de grande circulação de pessoas
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Política

Projeto torna obrigatória oferta de álcool em gel em locais públicos

5 de junho de 2026
Foto: Reprodução/Instagram@plamazonas22
Política

PL receberá maior fatia do fundo eleitoral para campanhas do TSE

5 de junho de 2026
Próximo
Foto: Reprodução

MEC já investiu mais de R$ 10,6 milhões no Ifam

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Ex-companheiro ataca garota de programa e suposto cliente no Adrianópolis
  • Homem em situação de rua é espancado no Centro de Manaus
  • Foragido é preso com armas e drogas em Beruri
  • Trio é preso por envolvimento em estupro coletivo na zona rural de Borba
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM