• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
17 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Esportes

JEBs: Alunos atletas da rede estadual disputam etapa nacional dos jogos escolares em Aracaju

Redação por Redação
21 de maio de 2024
em Esportes
Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

182
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Mais de 80 alunos atletas da rede estadual de ensino do Amazonas, participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) categoria Sub-18, em Aracaju (SE), até o dia 25 de maio (próximo sábado). Os classificados na etapa nacional terão o desafio de representar o Brasil na Gymnasiade, olimpíada mundial organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar, que será realizada em outubro deste ano na cidade de Manama, capital do Barém, no Oriente Médio.

Na capital sergipana, 82 jogadores amazonenses disputam nas modalidades de tênis de mesa, karatê, atletismo, luta olímpica e xadrez. A segunda fase, que será realizada em junho deste ano, em Alagoas, contará com a participação de 24 atletas do Amazonas no Judô. Já na terceira, o estado será representado por seis competidores do vôlei de praia e oito do basquete 3×3, em Palmas (TO), também em junho.

No total, 120 estudantes de escolas públicas e privadas representam o Amazonas na categoria sub-18 estão em busca de conquistar medalhas e melhorar os resultados. Visando o melhor desempenho nos jogos, os alunos atletas amazonenses e os técnicos envolvidos estão confiantes.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Estou bem esperançoso e, com certeza, a gente vai trazer o título do JEBs e, consequentemente, vamos conseguir a vaga do Amazonas para Barém”, disse o professor de karatê, Raimundo Sampaio.

O campeonato conta com o apoio de dez dirigentes e integrantes da comissão técnica do Amazonas. “Nós estamos preparando [os jogadores] ao longo de vários anos, porque são atletas que já têm experiência. Temos uma expectativa muito grande”, disse o presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), Auricélio Andrade.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Incentivo e preparação

O campeonato mobiliza toda a comunidade escolar, que une forças para motivar os estudantes atletas amazonenses na preparação física e psicológica para a competição. Foi esse incentivo que ajudou o estudante Benjamin da Silva de Oliveira, 17, a conquistar dois títulos na modalidade, em 2022.

Aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago e Silva, zona oeste de Manaus, Benjamin já foi campeão norte-nordeste e brasileiro de atletismo na categoria sub-16. E, no JEBs 2024, o estudante espera sair vitorioso para o campeonato mundial.

“A escola tem me ajudado bastante na educação e me apoiado também no esporte. Minha preparação tem sido ótima, tenho uma expectativa muito grande de conseguir medalha. Estou bem feliz de poder representar meu estado”, disse Benjamin.

Já a estudante Emilly Ribeiro, 17, se prepara para estrear na competição nacional, também na modalidade de atletismo. Ela destacou a importância do apoio da família nos treinos.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Eu espero conseguir a medalha de ouro, que é o objetivo de cada um que está aqui hoje. A minha família é meu apoio, minha mãe, principalmente. É algo novo porque sou a única atleta da família”, disse Emilly.

Para Richelly Ribeiro de Souza, mãe de Emilly, a participação da filha no JEBs tem sido motivo de orgulho.

“É gratificante, porque a gente passa tanto tempo investindo nos nossos filhos para ser alguém melhor na vida. É gratificante ver o filho vencendo, se dedicando a uma coisa que vai trazer tanto retorno para ele, quanto orgulho para nós, que somos pais”, ressaltou Richelly.

Tags: alunosAmazonasJEBsJogos

Postagens Relacionadas

João Normando/AMFC
Esportes

Copa Norte: Nacional vence e é semifinalista, Amazonas triunfa e segue vivo na luta pela classificação

16 de abril de 2026
Fotos: Fernando Vasconcelos e João Normando/AMFC
Esportes

Copa Norte: Nacional e Amazonas entram em campo pela 4ª rodada

15 de abril de 2026
Fotos: Divulgação
Esportes

Open Extreme cruza fronteiras e leva atletas do Amazonas para edição inédita na Argentina

14 de abril de 2026
Próximo
Foto: Joel Arthus

Prefeito de Itamarati tem bens bloqueados pelo TCE-AM

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mulher é encontrada morta dentro de casa na zona Norte de Manaus
  • Suspeito de envolvimento em latrocínio é preso no bairro Jorge Teixeira
  • Operação apreende 300 kg de drogas em combate ao narcotráfico na Amazônia
  • Microempresário é preso por vender celulares roubados por quadrilha em shows no AM
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM