• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Jesuítas arrecadam donativos para ajuda emergencial a migrantes e refugiados em Manaus

Redação por Redação
1 de fevereiro de 2021
em Amazônia
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

237
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Na América Latina, o fechamento das fronteiras e o isolamento social implantados para mitigar a propagação do vírus da pandemia da covid -19, aumentaram a situação de vulnerabilidade e precariedade de muitos migrantes e refugiados.

A recomendação da Organização Internacional para Migrantes (OIM) é que os Governos incluam nos seus planos nacionais de vacinação os mesmos critérios que são usados para os seus próprios cidadãos nacionais em termos de risco, de idade e vulnerabilidades médicas, sem discriminar as pessoas em mobilidade, o que ainda em muitos países não é realizado.

Essa realidade associada ao colapso do sistema de saúde da cidade de Manaus – AM e toque de recolher, aponta um cenário ainda mais devastador para migrantes e refugiados que em sua maioria vivem aglomerados no município em abrigos ou espaços alugados e que estão limitados a oportunidades de empregos, até mesmo os informais.

Com este cenário, no intuito de minimizar as consequências socioeconômicas e implicações de saúdeocasionadas pela pandemia entre este grupo de pessoas, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), em Manaus, da Companhia de Jesus na Amazônia, articula uma Campanha de Ajuda Emergencial para ampará-los por meio da arrecadação de donativos materiais.

De acordo com Mikely Tapudima, Analista Social do SJMR, no momento em que se vivencia uma segunda onda do COVID 19 em Manaus, a equipe do SJMR busca com a Campanha Emergencial “receber doações de cestas básicas, kit de higiene pessoal e limpeza para beneficiar migrantes, solicitante de refúgio e refugiados que se encontram em situação de vulnerabilidade social, principalmente as mulheres e crianças”. Segundo ela “muitas mães entram em contato a procura dos alimentos básicos como leite, fraldas e alimentação e relatam que estão passando fome e estão sendo despejadas porque não tem como pagar o aluguel”.

A equipe, vendo a necessidade, resolve dar uma resposta humanitária no contexto emergencial, prestando apoio a essas pessoas.As doações estão sendo recebidas na sede do SJMR, localizado na Av. Constantino Nery, 1059 – Bairro São Geraldo.

Sobre o SJMR

O SJMR é uma obra da Província dos Jesuítas do Brasil e faz parte da rede de apoio à Migração e Refúgio internacional da Companhia de Jesus, presente em mais de 50 países. Um trabalho que busca servir, acompanhar e defender quem migra, promovendo sua dignidade e direitos para o reconhecimento da riqueza da diversidade humana. No Brasil está presente em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Além disso, nos locais onde está inserido busca atuar em parcerias com a Igreja Local, ONG’s e Sociedade Civil.

As atividades desenvolvidas nos escritórios locais, geralmente, são de aporte a documentações (carteira de trabalho, revalidação de diploma, confecção de currículos, etc.), oferta de cursos profissionalizantes, atendimento assistencial e jurídico e participação em ações em rede para incidência política no que diz respeito a melhorar a realidade das pessoas em migração e refúgio. Em Manaus, o SJMR está atuando desde 2018.

Tags: doaçõesJesuítasManausmigrantesrefugiados

Postagens Relacionadas

Rua Professora Isaura Barroncas, antiga rua 3, no bairro Alvorada 1, contemplada no edital “Ruas da Copa”
Amazônia

Manaus realiza transmissão do jogo da Seleção Brasileira em vias contempladas pelo edital ‘Ruas da Copa’

12 de junho de 2026
Fotos – Divulgação
Amazônia

Quarta parcela do ‘IPTU Premiado’ vence dia 15 e pode render prêmios de até R$ 40 mil

12 de junho de 2026
Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana/Semcom
Amazônia

Manaus altera terminal de ônibus para atender população do bairro Compensa

12 de junho de 2026
Próximo
Nevasca em Nova York. Foto- Reprodução: Twitter @ny_iaee

Nevasca deixa a cidade de NY em estado de emergência

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Acnur enfatiza queda inédita de 3% no deslocamento forçado em uma década
  • Degelo da Antártica influencia toda a sociedade brasileira, diz especialista
  • Documentário amazonense ‘Anamã, a Veneza da Amazônia’ é finalista da Mostra Oficial Saberes Amazônicos, em Boa Vista
  • Salários diminuem pobreza em 22 regiões metropolitanas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM