• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
23 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home News

Justiça atende pedido do MP Eleitoral e rejeita candidatura à prefeitura de Anamã

Redação por Redação
17 de setembro de 2024
em News, Política
Foto: Reprodução/Google Maps

Foto: Reprodução/Google Maps

162
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Justiça Eleitoral, após parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), indeferiu a candidatura de Jéssica Conegundes (União Brasil) para a prefeitura de Anamã (AM). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (16), sustentando que Jéssica deve ser considerada inelegível devido a um relacionamento estável com Ruam Bastos, filho do atual prefeito da cidade, Chico do Belo (União Brasil). Segundo o MPE, essa relação se enquadra na chamada “inelegibilidade reflexa”, prevista na Constituição Federal.

A decisão é do Juiz da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru, Marco Aurelio Plazzi Palis, expedida na manhã de hoje. “O Ministério Público se manifestou pela sua inelegibilidade e consequente indeferimento de candidatura, tendo em vista que ela mantém um relacionamento público duradouro e consolidado com o filho do prefeito, o senhor Ruam Bastos. As provas produzidas, tanto na audiência de instrução quanto por meio das redes sociais, tanto da senhora Jéssica, quanto do senhor Ruam, não deixam dúvidas de que esse relacionamento é duradouro, conhecido, público e consolidado”, afirmou a promotora eleitoral Tânia Feitosa, autora do parecer.

Baseado no artigo 14, § 7º da Constituição Federal de 1988, que proíbe cônjuges e parentes de até segundo grau de governantes de concorrerem a cargos na mesma jurisdição, o parecer revela ainda que Jéssica mantém uma relação pública e duradoura com Ruam desde 2012. Fotos, publicações e outros registros em redes sociais, obtidos via investigação, ajudaram a embasar o documento.

”Manobra”

O MP Eleitoral também apontou que a tentativa de afastar-se temporariamente de Ruam durante o período eleitoral foi vista como uma “manobra” para contornar a legislação, já combatida pela Súmula Vinculante nº 18 do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa súmula impede que a dissolução do vínculo conjugal durante o mandato elimine a inelegibilidade prevista na Constituição.

O órgão argumentou que a regra constitucional visa proteger o princípio republicano, evitando que grupos familiares se perpetuem no poder e garantindo igualdade de oportunidades no processo eleitoral. O documento destacou ainda que a inelegibilidade de Jéssica já era clara no momento da formalização de sua candidatura para as eleições de 2024, dado o tempo de convivência com Ruam.

Testemunhas ouvidas pelo Ministério Público confirmaram a estabilidade e a longevidade do relacionamento do casal, reforçando a tese da promotoria de que houve uma tentativa de burlar a legislação eleitoral.

Tags: AmazonasAnamãEleiçõeseleições 2024Justiça Eleitoral

Postagens Relacionadas

Foto: © Polícia Federal/ Divulgação
Política

Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

23 de dezembro de 2025
Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)
Destaque

Vídeo: homem é preso pelos crimes de lesão corporal, injúria e cárcere privado contra a ex-companheira

22 de dezembro de 2025
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política

Intervenção armada na Venezuela seria “catástrofe humanitária”, diz Lula

22 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Bares e restaurantes recompõem preços em agosto

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Confira atividades legais para fazer com as crianças no Natal
  • Último campeão do futebol brasileiro sai na antevéspera de Ano Novo
  • Projeto pretende restaurar 70 hectares em Unidades de Conservação de Manaus
  • Oratório de Natal encerra a programação de espetáculos do ‘O Mundo Encantado do Natal’ no Teatro Amazonas
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM