O lixão a céu aberto do município de Maraã (distante 630 quilômetros de Manaus), vinha tirando a paz dos moradores do município com a proliferação de insetos, ratos, baratas, além da grande concentração de urubus e grande odor, tornando-se uma ameaça para a saúde da população e para o meio ambiente.
Buscando ações emergenciais para solucionar o problema, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), protocolou o Requerimento nº 4186/2019, solicitando a Prefeitura Municipal de Maraã a transferência do lixão para local apropriado. “Visualmente é possível ver os danos causados ao meio ambiente com o acumulo de lixo próximo a área urbana do município. A situação se agrava com o grande odor e a proliferação de insetos que podem prejudicar a saúde dos moradores”, ressaltou o parlamentar.
Bessa destacou que é preciso que o município siga a legislação, principalmente o Código Florestal Brasileiro, a Lei 12.305/2010 e a NBR 8419/1992, no que tange a situação do lixão, mas comemorou a mudança temporária. “Maraã já não pode ter lixão. O município precisa construir um aterro sanitário e transferir todo esse lixo para o aterro. Essa medida deve ser temporária, apenas para evitar maiores problemas para a população maraãense. Iremos continuar fiscalizando e cobrando as adequações, mas agradeço a gestão municipal por atender ao nosso pedido em benefício da população”, finalizou o deputado.
*Com informações da assessoria