• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
4 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Mais de 30 mil pneus jogados nas ruas foram recolhidos em Manaus

Redação por Redação
14 de abril de 2025
em Meio Ambiente
Equipe da Semulsp realizado a coleta de pneus em via pública. Foto: Semuslp

Equipe da Semulsp realizado a coleta de pneus em via pública. Foto: Semuslp

178
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O descarte irregular de pneus continua sendo um desafio para a limpeza urbana e a saúde pública da cidade. Somente nesta sexta-feira, 11/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recolheu mais de 4 mil pneus deixados em ruas, calçadas, terrenos baldios e igarapés. Com esse total, a pasta já soma mais de 30 mil pneus retirados das ruas de janeiro a abril deste ano. Em 2024, foram recolhidas 134 mil unidades.

Pneus descartados de forma incorreta acumulam água e se tornam criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, o material leva séculos para se decompor, contribuindo para a poluição ambiental e agravando os riscos de enchentes, ao obstruir bueiros e igarapés.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, destaca que o trabalho da secretaria é constante, mas que a solução passa também pelo envolvimento direto da população.

“Nós temos a determinação do prefeito David Almeida para manter a cidade limpa e saudável. As nossas equipes estão todos os dias nas ruas, mas não há cidade limpa sem a colaboração do povo. Um pneu jogado na rua pode virar foco de mosquito e trazer doenças graves. O descarte correto é uma questão de responsabilidade coletiva”, afirmou o secretário.

Além da coleta de pneus, a Semulsp vem intensificando ações integradas de educação ambiental e serviços de coleta agendada. Mais de 8,5 mil famílias já foram atendidas pela coleta de grandes objetos, com cerca de 22 mil itens recolhidos, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e entulhos.

A coleta seletiva porta a porta e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também apresentaram resultados expressivos, com mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis recolhidos nos últimos meses.

Outra frente importante do trabalho da Semulsp é a conscientização da população. Em ações coordenadas por educadores ambientais, cerca de 70 mil pessoas já foram sensibilizadas sobre os perigos do descarte irregular e a importância do cuidado com o espaço urbano e o meio ambiente.

Denuncie e descarte certo

A Prefeitura de Manaus mantém canais para denúncias de descarte irregular e realiza agendamentos para recolhimento de grandes objetos. Jogar pneus e entulho nas ruas, além de crime ambiental, é uma ameaça direta à saúde da população.

“Queremos uma Manaus limpa, bonita e livre de doenças. Mas isso só é possível com a participação de todos. A cidade é nossa casa, e merece respeito”, reforçou Sabá Reis.

Canais de atendimento da Semulsp

Para a retirada de móveis, eletrodomésticos e outros resíduos de grande porte, a prefeitura disponibiliza o Coleta Agendada de Grandes Objetos nos números (92) 98459-5618 e 98415-9563 (WhatsApp). Já o Disk-Limpeza funciona nos números (92) 98842-1202 e 98842-4738 (WhatsApp) para denúncias de descarte irregular, solicitações de limpeza pública e dúvidas gerais.

Tags: AmazonasManausMeio AmbientePneuRuas

Postagens Relacionadas

Maior felino das Américas e espécie-chave para o equilíbrio dos ecossistemas, a onça-pintada depende da conservação dos habitats naturais para sobreviver - Foto: João Marcos Rosa
Meio Ambiente

92% dos brasileiros demonstram preocupação com animais silvestres – e unidades do ICMBio mostram como a conservação acontece na prática

3 de junho de 2026
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Meio Ambiente

Junho será mais quente do que a média na maior parte do país

2 de junho de 2026
Foto: Divulgação/Fapeam
Meio Ambiente

Pesquisadores querem criar índice para “traduzir” estresse ambiental

1 de junho de 2026
Próximo
Foto: PF

Idade para aposentadoria de mulheres policiais pode ser mudada

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • ONU: mundo deve se preparar para El Niño “potencialmente forte” este ano
  • Comissão aprova criação de programa de proteção patrimonial para idosos
  • 92% dos brasileiros demonstram preocupação com animais silvestres – e unidades do ICMBio mostram como a conservação acontece na prática
  • Festival com Ícaro & Gilmar, Panda e Humberto & Ronaldo chega pela primeira vez ao Amazonas (
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM