• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
20 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Brasil

Mais de 3,4 mil equipes Multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde foram implantadas em 2024

Com o novo modelo de financiamento, Ministério da Saúde registrou o aumento de equipes, serviços e programas

Agência Brasil por Agência Brasil
31 de dezembro de 2024
em Brasil
Fotos – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) implementado pelo Ministério da Saúde em maio deste ano impactou diretamente na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) : somente em 2024, 3.448 equipes Multiprofissionais (eMulti) foram implantadas, após a retomada do incentivo no ano passado.

Já as equipes de Saúde da Família (eSF) saltaram de 48.606, em 2022, para 53.356 neste ano, representando um aumento de 4.750 em apenas dois anos. Esse crescimento se deve à priorização do financiamento, da qualidade e indução de boas práticas do aumento no provimento do Programa Mais Médicos na reconstrução da Estratégia Saúde da Família.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, destaca a importância do cuidado integral à população.


“As equipes multiprofissionais deixaram de ter o cofinanciamento na gestão passada. Agora, com a retomada, foi necessário aprender com a estratégia dos núcleos de apoio à Saúde da Família e receber as demandas dos municípios. É bom saber que atingimos o recorde de criação de equipes em um só ano”, disse o secretário


.O salto também foi registrado no número das equipes de Consultório de Rua: 173 (2022) para 245 (2024); equipes de Saúde da Família Ribeirinha: 203 (2022) para 310 (2024); equipes de Atenção Primária Prisional: 320 (2022) para 635 (2024); e Unidades Básicas de Saúde Fluviais: 37 (2022) para 65 (2024).

Com a reestruturação, o investimento na APS saiu de R$ 12,1 bilhões, em 2023, para R$ 16,1 bilhões em 2024. O valor recebido pelas eSF varia de acordo com o estrato do município em relação ao Índice de Equidade e Dimensionamento com cadastro completo e parâmetros médios recomendados entre duas e três mil pessoas por equipe. No método anterior, as equipes eram pagas por número de pessoas identificadas na atenção primária, o que não significa que essas pessoas eram de fato assistidas, sobrecarregando as equipes e dificultando no acesso e atendimento para a população.

Novas metas

Para os próximos anos, o objetivo é expandir o acesso e a cobertura da Saúde da Família para todos os municípios, com prioridade às áreas de vulnerabilidade social. No novo modelo de gestão, a ideia é proporcionar mais qualidade no atendimento com a ampliação do horário até às 22h e mais equipes na mesma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Há, ainda, a pretensão de implementar mais programas de formação e provimento médico e de demais categorias profissionais a partir da ampliação das equipes de saúde da família e implementação de equipes multiprofissionais e de saúde bucal.

De casa em casa

No começo do mês de dezembro, o Ministério da Saúde lançou a campanha publicitária Onde tem família, agora, tem mais cuidado para reforçar a expansão da atenção primária no SUS e o investimento em uma assistência de bairro em bairro, de casa em casa, valorizando as visitas domiciliares.

Tags: APSAtenção primáriaBrasilManausMinistério da SaúdenotíciasPortal AMportalamSaúde

Postagens Relacionadas

Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Brasil

São Paulo e Santa Catarina sofrem 52% do impacto do tarifaço dos EUA

20 de julho de 2026
Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil
Brasil

Com novas regras do BC, registros de fraudes financeiras crescem 10%

20 de julho de 2026
© Arquivo Duque de Caxias/ Divulgação
Brasil

Venda ilegal de documentos históricos preocupa Arquivo Nacional

20 de julho de 2026
Próximo
Queniano Wilson Too chega na primeira posição na disputa da 99ª Corrida Internacional da São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Queniano vence e brasileiro chega em quarto lugar na São Silvestre

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mulher é morta por asfixia dentro de casa
  • Homens em moto assaltam duas mulheres em Itacoatiara
  • Detentos são transferidos de Manicoré para Manaus
  • Mulher é encontrada morta e nua no Igarapé do Quarenta
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM