• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Mercado de Origem recebe a 2ª edição do “Festival Zero 92” com proposta que une música e economia criativa

Festival Zero 92 – Edição 2026 transforma Manaus em vitrine da música amazônica e fortalece artistas do Norte no mercado nacional

Redação por Redação
9 de julho de 2026
em Cultura
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

160
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A cena cultural de Manaus se prepara para viver mais um capítulo no próximo 25 de julho, quando o Mercado de Origem da Amazônia recebe a segunda edição do Festival Zero 92. O evento promove o encontro entre diversas expressões artísticas, valorizando a riqueza da identidade cultural amazonense e tendo como inspiração a força simbólica da bandeira do Amazonas, traduzida em música, arte, pertencimento e conexão com o território.

Em um cenário em que os festivais ultrapassam o conceito de uma simples sequência de shows para se consolidarem como experiências culturais imersivas, o Zero 92 aposta justamente na construção desse universo. A proposta convida o público a percorrer diferentes ambientes, reviver a trajetória de artistas que marcaram gerações e fazem parte da memória afetiva dos amazonenses, promover encontros e celebrar a riqueza da cultura do Amazonas por meio de múltiplas linguagens artísticas e sensoriais.

Segundo Márcia Novo, idealizadora do Festival, a programação reúne atrações musicais e atividades que reforçam o caráter colaborativo do festival.

“O Festival 092 nasceu para celebrar aquilo que temos de mais valioso: a cultura amazonense. Somos um povo de identidade forte, de artistas talentosos, de ritmos, cores e tradições que merecem ser vistos, ouvidos e aplaudidos todos os dias. A nossa proposta é provocar essa reflexão através de uma festa que valoriza os nossos símbolos amazonenses. Precisamos hastear mais a nossa bandeira, consumir mais a nossa música, prestigiar mais os nossos artistas e ter orgulho de quem somos. Quando fortalecemos a cultura amazonense, fortalecemos também a nossa identidade e o futuro da nossa gente,” explica Márcia Novo.

O line-up deste ano celebra a riqueza dos ritmos regionais com grandes encontros no palco. O público vai vibrar com os shows de Márcia Novo e da banda Água Cristalina que conta com a participação especial de Vanessa Alfaia. A programação traz homenagens emocionantes, como o tributo de Mustafá Said e Abílio Farias, comandado pela Banda do Municipal. Completam a festa, o Grupo Maria vai com as Outras (com participação especial de Sisi Rolim), os clássicos do Raízes Caboclas, o show contagiante dos DJ Evandro Jr. e o flash back do DJ Raidi Rebello.

O projeto também carrega o legado construído em sua primeira edição. De acordo com os dados oficiais, em 2025, o festival reuniu mais de 12 mil participantes, unindo artistas, atividades formativas e iniciativas ligadas ao empreendedorismo cultural, reforçando seu papel como uma plataforma de valorização da produção artística amazônica.

“A proposta agora é ampliar esse alcance e consolidar o Zero 92 entre os principais eventos do calendário cultural de julho em Manaus”, finaliza Márcia Novo.

Duas formas de viver o Festival Zero 92

Para atender diferentes perfis de público, o festival será dividido em duas modalidades de acesso.

A “Pista Gratuita” oferece acesso livre ao evento e foi pensada para quem deseja acompanhar os shows, circular pelos espaços do Mercado de Origem e viver a programação cultural sem custo de ingresso.

Já o “Camarote Caldeira” oferece uma experiência diferenciada para quem busca mais conforto durante o festival. O acesso custa R$ 70,00 e inclui uma camisa exclusiva do espaço. Os ingressos para este espaço já estão à venda na plataforma Sympla, tanto pelo site, como pelo aplicativo.

No cenário cultural de Manaus, o Festival Zero 92 amplia o debate sobre ocupação de espaços urbanos por iniciativas ligadas à música, arte e economia criativa. Ao reunir diferentes expressões da cultura amazônica em um único ambiente, o evento reforça o potencial da capital amazonense como palco para novas experiências culturais e para a valorização da produção artística regional.

Marcado para 25 de julho, no Mercado de Origem da Amazônia, o Festival Zero 92 chega à sua segunda edição com a expectativa de fortalecer um movimento que cresce a cada ano: o de transformar a cultura do Norte em protagonista de experiências capazes de conectar artistas, público e cidade em um mesmo espaço. Para quem acompanha a cena cultural de Manaus, a data passa a integrar o calendário de eventos que ajudam a desenhar os novos caminhos da música e da criatividade produzidas na Amazônia.

Serviço
O que: Festival Zero 92 2026
Quando: 25 de julho de 2026 (sábado), das 17h às 3h
Onde: Mercado de Origem da Amazônia – Manaus
Modalidades de acesso:
– Pista Gratuita – acesso livre ao festival, sujeito à capacidade do espaço.
– Camarote Caldeira – R$ 70,00 (Camisa exclusiva e espaço com visão privilegiada e experiência diferenciada).
Ingresso do Camarote Caldeira + Camisa: Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/festival-zero-92-2026/3470965?algoliaID=04c7e33efebaadc1efc77aa847629dbf)

Tags: AmazonasCulturaFestival Zero 92ManausMúsica

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Cultura

MANGARÁ inicia circulação que leva arte, educação e debate sobre crise climática em escolas públicas e indígenas

18 de julho de 2026
‘Bolerão da Saudade’ no mirante Lúcia Almeida Foto Valdo Leão Semcom
Cultura

Manaus promove mais uma edição do ‘Bolerão da Saudade’ no mirante Lúcia Almeida nesta sexta-feira

17 de julho de 2026
© Vitrine Filmes/Divulgação
Cultura

Xica da Silva, de Cacá Diegues, volta aos cinemas restaurado em 4K

16 de julho de 2026
Próximo
Conselho Técnico, marcado para o dia 14 de julho, definirá os detalhes da competição. fOTO: Mateus Moreira/FAF

Barezão Delas Sicredi 2026: FAF anuncia os clubes inscritos da edição

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Saiba as diferenças entre abusos de autoridade, de poder econômico e de poder político
  • Ouro saqueado e goma arábica financiam guerra no Sudão
  • Logística reversa: entenda como funciona o reaproveitamento de equipamentos eletrônicos
  • Nove estados, um bioma: descubra a diversidade do turismo na Amazônia brasileira
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM