• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
7 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Ministério declara Roraima área de quarentena para mosca da carambola

Inseto é originário da Indonésia

Agência Brasil por Agência Brasil
11 de abril de 2023
em Meio Ambiente
Foto: Wilda Pinto/Ministério da Agric

Foto: Wilda Pinto/Ministério da Agric

174
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) decidiu declarar o estado de Roraima como área sob quarentena para Bactrocera carambolae (mosca da carambola) por prazo indeterminado. A decisão foi publicada, nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União. A medida vai permitir a adoção de medidas de monitoramento, delimitação, contenção e controle da praga no estado.

A mosca da carambola é originária da Indonésia, localizada no sudeste asiático. A praga chegou ao Suriname em 1975 e, em 1996, foi encontrada no Brasil, no Oiapoque, no Amapá. Desde 2010, a mosca, que é considerada uma praga quarentenária (localizada em área restrita no país e submetida a controle oficial), está presente em Roraima.

A praga causa danos não apenas na carambola, mas também em outras frutas de grande valor econômico como goiaba, caju, manga, taperebá, acerola, muruci, tangerina e pitanga, entre outras.

Impacto ambiental

A presença da mosca da carambola costuma causar impacto socioeconômico e ambiental, como o aumento de custos e redução na produção, contaminação ambiental e de alimentos pelo aumento na aplicação de agrotóxicos, restrições à exportação de frutas e também aumento dos gastos com controle fitossanitário caso se espalhe por outras regiões.

Uma das causas da dispersão da praga é o transporte de frutos hospedeiros. A contaminação da fruta ocorre quando ela é perfurada e dentro são colocados ovos da mosca. No local da perfuração é formado um buraco onde se dá o apodrecimento. As larvas da mosca destroem a polpa das frutas, ficando ruim para o consumo.

Segundo a portaria hoje publicada, a quarentena seguirá por tempo indeterminado, “desde que não ocorra alteração de status fitossanitário e sejam observadas as exigências legais para sua manutenção.”

Tags: DeclaraMeio Ambienteministériomosca-da-carambolaquarentenaRoraima

Postagens Relacionadas

© Alexandre Pessoa/Divulgação
Meio Ambiente

Cidades do RS têm situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil

6 de agosto de 2026
As famílias em Mianmar foram duramente atingidas pela alta dos preços, com as mais vulneráveis ​​enfrentando dificuldades para suprir suas necessidades diárias. Foto: WFP/Htet Oo Linn
Meio Ambiente

El Niño pode colocar 49 milhões de pessoas em insegurança alimentar

5 de agosto de 2026
A região onde o parque está localizado possui baixa poluição luminosa, o que favorece atividades de astroturismo - Foto: Divulgação/Parna das Emas
Meio Ambiente

Turismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro

4 de agosto de 2026
Próximo
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Bolívia, Colômbia e Cuba recebem vacinas do Butantan pela primeira vez

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • TSE divulga critérios de divisão de tempo para propaganda eleitoral de rádio e TV
  • MP apura interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica em comunidades rurais de Silves
  • Sancionada lei que cria ‘filtro de relevância’ para desafogar STJ
  • Prouni abre prazo para comprovar informações da inscrição
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM