• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
21 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

ONU condena assassinato de candidato à presidência no Equador

Redação por Redação
10 de agosto de 2023
em Mundo
Fernando Villavicencio, candidato a presidente do Equador foi morto nesta quarta-feira (9) – Foto: Reprodução/Facebook@FernandoVillavicencio

Fernando Villavicencio, candidato a presidente do Equador foi morto nesta quarta-feira (9) – Foto: Reprodução/Facebook@FernandoVillavicencio

180
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Alto comissário das Nações Unidas, Volker Turk, pediu investigações transparentes ao que chamou de “ato criminoso chocante”; para ele, violência contra candidatos políticos é uma ameaça ao processo eleitoral e à capacidade do povo de expressar sua vontade democrática.

A chefe da ONU no Equador, Lena Savelli, condenou fortemente o ataque contra o candidato presidencial Fernando Villavicencio. Segundo agências de notícias, ele foi morto a tiros ao deixar um comício em na capital Quito nesta quinta-feira.

A equipe das Nações Unidas no país apelou à investigação do crime, para que não haja sensação de impunidade, e redobrem os esforços para conter a onda de violência que atinge a população do país.

https://twitter.com/aconteceunomund/status/1689448176543993856

 

 

Investigações

Para a ONU, esses eventos são uma agressão ao sistema democrático do Equador. Lena Savelli enviou condolências aos amigos e familiares de Fernando Villavicencio.

O alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, também condenou o assassinato, que definiu como um “ato criminoso chocante”.

Quito, capital do Equador
Unsplash/Dayan Quinteros
Quito, capital do Equador

Segundo Turk, uma investigação foi aberta para apurar o caso.

Ele adiciona que é importante realizar prontamente e de forma justa uma verificação transparente, completa e independente para que haja responsabilização pelo ataque.

Para o chefe de direitos humanos, a violência contra candidatos políticos é uma séria ameaça ao processo eleitoral e à capacidade do povo de expressar sua vontade democrática.

Violência no Equador

Volker Turk lembrou que em julho ele havia expressado preocupação com o aumento da violência no Equador, incluindo ataques e ameaças contra candidatos políticos, figuras públicas e jornalistas.

O alto comissário afirma que o assassinato que deixou muitos no Equador e além, perturbados e tristes, ressalta os desafios que o país e seu povo enfrentam em meio à violência.

Ele pediu às autoridades que aumentem os esforços para fortalecer as medidas de proteção de candidatos políticos, funcionários públicos e jornalistas e proteger a vida e a integridade pessoal das pessoas de acordo com os padrões internacionais de direitos humanos para evitar a repetição de um crime tão trágico.

Tags: AssassinatoCandidatocombate à violênciaCrimeEquadorViolência

Postagens Relacionadas

Imagens Ilustrativa. Foto: Reprodução/Canva
Mundo

El Niño afeta ecossistema marinho no Oceano Atlântico, diz estudo

21 de dezembro de 2025
Um médico em Agra, na Índia, examina as imagens de tomografia cerebral de um paciente. Foto: OMS/Rajiv Kumar
Mundo

Líderes globais adotam declaração histórica sobre doenças crônicas e saúde mental

19 de dezembro de 2025
Foto: © Tony Winston/Agência Brasília
Mundo

Nova variante da gripe está se disseminando rapidamente e já afeta 30 países

18 de dezembro de 2025
Próximo
Reprodução / Internet

Caso Débora: esposa de Gil Romero é descartada como mandante do assassinato, diz PC

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
  • Lula tem reuniões bilaterais com presidentes do Panamá e Uruguai
  • Polícia apreende mais de uma tonelada de drogas em Rio Preto da Eva
  • Vasco e Corinthians se reencontram para decisão da Copa do Brasil
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM