• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
11 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

ONU oferece apoio à Colômbia após terremoto de 7.4 que atingiu centro do país

Sismo matou dezenas de pessoas e muitas estão sob escombros; tremor ocorreu pouco depois das 7h30 no horário local, com epicentro em San José del Palmar; agências de notícias revelam que houve danos em diversos hospitais, residência e prédios; aeroportos suspenderam voos.

ONU NEWS por ONU NEWS
11 de agosto de 2026
em Mundo
Pessoas observam os escombros de um prédio que desabou em Cali, Colômbia, após um terremoto. Valentina Escobar Salazar Um prédio em Cali, na Colômbia, ficou em ruínas após um terremoto de magnitude 7,4. Foto: Valentina Escobar Salazar

Pessoas observam os escombros de um prédio que desabou em Cali, Colômbia, após um terremoto. Valentina Escobar Salazar Um prédio em Cali, na Colômbia, ficou em ruínas após um terremoto de magnitude 7,4. Foto: Valentina Escobar Salazar

154
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Na manhã desta segunda-feira, a Colômbia foi atingida por um terremoto de magnitude 7.4 na escala Richter. O sismo está sendo considerado o mais forte registrado no país, na última década. Segundo agências de notícias, dezenas de pessoas perderam a vida no tremor.

Em suas redes sociais, o Escritório da ONU na Colômbia expressou “profunda solidariedade” à população colombiana e colocou-se à disposição das autoridades locais e da Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres para somar forças nas operações de emergência.

Risco de réplicas preocupa 

Em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, informou que o terremoto ocorreu pouco depois das 7h30, no horário local. O epicentro do tremor foi em San José del Palmar, no departamento de Chocó, no noroeste do país. A região de Villa del Cauca também foi afetada. A ONU informou que está pronta para apoiar a Colômbia.

Os tremores também foram sentidos no Equador, no Panamá e na Venezuela, embora com danos limitados nesses países.

O ministro do Interior colombiano declarou que mais de 20 municípios em foram atingidos pelo terremoto, que arrasou várias cidades na região oeste, segundo relatos das agências.

As autoridades locais confirmaram pelo menos 40 mortos no departamento de Risaralda, onde fica a cidade de Pereira, e 27 no departamento de Valle del Cauca, onde se localiza Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Aeroportos fechados

Segundo agências de notícias, moradores e equipes de resgate vasculham os escombros de edifícios desabados, enquanto o número de mortos e feridos continua a subir.

O terremoto provocou estragos em pelo menos sete aeroportos, cujas operações permanecem suspensas por razões de segurança, segundo a autoridade aeronáutica colombiana.

A avaliação de danos mais recente, divulgada pela governadora de Valle del Cauca, Dilian Francisca Toro, aponta o desabamento do hospital de El Águila, avarias no hospital de Zarzal e a evacuação de pacientes em Cartago, localidades situadas no oeste do país.

De acordo com o relatório preliminar do Serviço Geológico da Colômbia, pelo menos 18 réplicas já foram registradas desde o tremor principal.

Tags: ColômbiaONUTerremoto

Postagens Relacionadas

Um mês após o início da resposta ao surto de ebola na República Democrática do Congo, a capacidade de diagnóstico expandiu-se drasticamente. Foto: OMS/Josua Mulala Raymond
Mundo

Testes de vacinas aceleram corrida da ciência contra o ebola na RD Congo

10 de agosto de 2026
Fotos: Divulgação/Fepiam
Mundo

Ibero-americanos avançam ações sobre trabalho digital e economia solidária

9 de agosto de 2026
Foto: WFP/Nkole Mwape
Mundo

Calor extremo e guerras estão aumentando preço do trigo, milho e açúcar

7 de agosto de 2026
Próximo
Fotos – Divulgação / Semseg

Ações da Guarda Municipal em diferentes zonas da capital incluem prisões por tráfico de drogas, resgates de animais e combate a incêndio

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Amazônia POP anuncia Zaynara e Fresno como novas atrações da primeira edição do festival
  • Data-limite para apresentar pedidos de registros de candidaturas termina dia 15
  • Por Dentro das Eleições: saiba as regras para reclamações, representações e direito de resposta
  • Manaus informa alterações no trânsito para avanço das obras do complexo viário Passarão
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM