Três suspeitos foram presos durante a Operação Final de Linha que investigou uma quadrilha especializada em furtos de celulares em terminais e plataformas de ônibus de Manaus. Os alvos eram principalmente passageiros distraídos, adolescentes e idosos. Existem dois suspeitos do determinado grupo que seguem foragidos.
Segundo as investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), os criminosos aproveitavam momentos de grande movimentação e o conhecido “empurra-empurra” para retirar os aparelhos dos passageiros sem que eles percebessem.
O celular furtado era rapidamente passado para outro integrante do grupo, que ficava responsável por desbloquear o aparelho e acessar aplicativos bancários.
Depois, os criminosos utilizavam os celulares para fazer transferências via Pix, realizar compras pela internet e, em alguns casos, revender os próprios aparelhos.
A polícia também identificou a comercialização de celulares furtados em áreas como o Centro e a Compensa.
A partir do cruzamento de informações obtidas durante as investigações, a polícia descobriu que existem vários grupos que atuam neste crime e em diferentes pontos da capital, incluindo os terminais de ônibus T1, T2 e Terminal 3.
Os suspeitos também chegavam a viajar para participar de eventos realizados em outras regiões, aproveitando a grande concentração de pessoas para praticar os furtos.
De acordo com a investigação da polícia, todo o processo acontecia em poucos minutos, por isso a polícia alerta que bloquear o aparelho e as contas bancárias rapidamente pode evitar prejuízos maiores.







