• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Destaque

Operação ‘Mão de Ferro’ prende chefe da Guarda Municipal por vazar informações para facção criminosa

Redação por Redação
26 de junho de 2021
em Destaque, Polícia
Foto: Chico Batata

Foto: Chico Batata

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro Castanho (distante 88 quilômetros da capital), com o apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (COE-PRF), deflagrou na manhã desta sexta-feira (25/06), por volta das 6h, o desdobramento da operação “Mão de Ferro”, que resultou nos cumprimentos dos mandados de prisão e de busca e apreensão em nome de Jair Gomes de Moura, 47, chefe da Guarda Municipal daquele município.

O indivíduo é apontado como colaborador de uma facção criminosa que ordenou os ataques aos órgãos públicos da Prefeitura de Careiro Castanho, ocorridos entre os dias 5 e 7 de junho deste ano.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Tarson Yuri Soares, esclareceu que essa é mais uma ação exitosa, que culminou na prisão de um servidor que foi cooptado para dar apoio na realização dos ataques criminosos, que depredaram prédios públicos de Careiro Castanho.

“Após as investigações acerca do caso, foi constatado que, devido à aproximação do guarda civil com a Segurança Pública da localidade, o mesmo conseguiu informações sobre o primeiro desdobramento da operação ‘Mão de Ferro’, e colaborou com o vazamento de informações privilegiadas das operações policiais, direcionando dados confidenciais a outros envolvidos no esquema dos ataques, que também teve Careiro Castanho como um dos alvos”, informou o delegado-geral adjunto.

Conforme a delegada Tatyanna Lobo, diretora interina do Departamento de Polícia do Interior (DPI), o departamento ofereceu o apoio logístico para que a operação acontecesse. Na primeira fase foram integrados 35 policiais civis, que, no momento que souberam do caso, deram o apoio necessário às equipes da 34ª DIP.

Durante a coletiva, o chefe do COE-PRF, Diego de Farias, relatou que, desde que a PRF tomou ciência dos atentados ocorridos em Manaus, foram tomadas medidas internas imediatas em relação ao aumento do efetivo nas unidades, para trazer reforço especializado ao Amazonas.

Segundo o delegado David Jordão, titular da 34ª DIP, que coordenou a ação, as investigações apontaram que o indivíduo chegou a apagar as imagens das câmeras de segurança da Prefeitura do Careiro Castanho, imagens essas que mostram os momentos dos ataques criminosos aos prédios.

“Na primeira fase da operação, o objetivo era dar cumprimento a 30 mandados de prisão, e em razão desse vazamento de informações, o êxito da fase foi diminuído, de forma que apenas 14 mandados foram efetivamente cumpridos. A Justiça entendeu como necessária a prisão preventiva dele”, explicou o titular.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos no dia 24 de junho deste ano, pelo juiz Roberto Santos Taketoni, da Vara Única da Comarca do Careiro Castanho. Durante a prisão de Jair, os policiais apreenderam com ele um carro e um aparelho celular, que foram encaminhados à perícia.

Procedimentos

Jair irá responder pelos crimes de associação criminosa, associação ao tráfico e fraude processual. Ele se encontra na carceragem da 34ª DIP do Careiro Castanho, e será encaminhado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.

Tags: AmazonasCareiro CastanhoOperação Mão de FerroPCPortal AMPrisão

Postagens Relacionadas

Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)
Destaque

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Beruri

15 de abril de 2026
Foto: Divulgação
Polícia

Corpo com mãos amarradas é encontrado no bairro Biribiri, em Manacapuru

15 de abril de 2026
Foto: Divulgação
Polícia

Dupla é presa após assaltar e fazer idoso refém em floricultura em Manaus

15 de abril de 2026
Próximo

PMAM reforça policiamento no Bumbódromo 

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Beruri
  • Corpo com mãos amarradas é encontrado no bairro Biribiri, em Manacapuru
  • Dupla é presa após assaltar e fazer idoso refém em floricultura em Manaus
  • PF prende mulher por tráfico de drogas no Aeroporto de Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM