• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de abril de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas

Corte, arraste e transporte de madeira em Planos de Manejo Florestal Sustentável voltam a ser permitidos a partir de sexta-feira

Redação por Redação
15 de maio de 2025
em Meio Ambiente
FOTOS: Arquivo/Ipaam

FOTOS: Arquivo/Ipaam

164
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) anuncia que esta quinta-feira (15/05) será o último dia do Defeso Florestal 2025, iniciado em 31 de janeiro. Com o fim da restrição, a partir de sexta-feira (16/05), voltam a ser permitidas as atividades de corte, arraste e transporte de madeira nas florestas do estado, desde que devidamente licenciadas.

A suspensão temporária das atividades madeireiras ocorre anualmente durante o período chuvoso na região amazônica, conforme determina a Portaria Ipaam nº 011/2025. O objetivo é minimizar os impactos ambientais e preservar o solo e a vegetação durante a estação de maior sensibilidade ecológica.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), devidamente licenciado via Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), será novamente liberado para as atividades de exploração florestal. “A partir dessa data do fim do defeso, os planos de manejo que tiveram relatórios apresentados e não têm qualquer pendência com o órgão terão o acesso ao Sinaflor e ao Documento de Origem Florestal (DOF) liberados para operação”, explicou Picanço.

De acordo com a Gerência de Controle Florestal (GECF), aproximadamente 50 PMFS serão liberados. Os municípios com maior número de planos desbloqueados são Humaitá (9), Lábrea (8) e Manicoré (7).

A determinação do período de Defeso está fundamentada em legislações como a Resolução Conama nº 406/2009, Resolução Cemaam nº 35/2022, Instrução Normativa Ibama nº 22/2013 e Lei Estadual nº 3.785/2012. Durante o defeso, o Sinaflor permanece bloqueado para impedir a inclusão de novas declarações de corte.

Licenciamento

Para exercer a atividade de manejo florestal de forma legal, o primeiro passo é possuir o documento de posse da terra. Com ele, o interessado pode solicitar junto ao Ipaam a Autorização Prévia para Análise Técnica do Plano de Manejo Florestal Sustentável (Apat).

Após a Apat ser deferida, o empreendedor apresenta o plano de manejo, que passa por avaliação técnica, considerando critérios como inventário florestal, maquinário utilizado, espécies protegidas e volume autorizado de exploração.

Mais informações sobre os requisitos administrativos para licenciamento de manejo florestal estão disponíveis no site do Ipaam: www.ipaam.am.gov.br. Basta acessar a aba “Serviços”, clicar em “Solicitação de Licença Ambiental” e consultar os itens “3404 ao 3405”.

Denúncias

A Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA) do Ipaam recebe denúncias pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem intensificadas para coibir práticas irregulares, combater o desmatamento ilegal e garantir a conservação da fauna e flora amazônicas.

Tags: AmazonasfaunaFloraManausMeio Ambiente

Postagens Relacionadas

Gelo Caboclo,  fábrica de gelo movida a energia solar no Rio Negro - Foto Fabíola Sinimbu/Agência Brasil
Meio Ambiente

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha

17 de abril de 2026
Foto: ICMBIO
Meio Ambiente

Renaturalização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades

16 de abril de 2026
Foto: Nailson Castro/Idam
Meio Ambiente

Instituto oferece bolsas para estimular bioeconomia amazônica

15 de abril de 2026
Próximo
Divulgação

In Cena Produções leva filme musical ao mercado de Cannes com Cella Bártholo

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Vídeo: Mulher é por tráfico de drogas durante festa em Carauari
  • Homem é preso após matar, a facadas, o atual da sua ex-companheira
  • Boi bumbá mini caprichoso intensifica os trabalhos em busca do tetracampeonato em 2026
  • Justiça mantém prisão de delegado suspeito de extorsão em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM