• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de dezembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Pesquisa monitora qualidade da água de igarapés de Manaus com o uso de peixes

O projeto de biomonitoramento, amparado pela Fapeam, fez a verificação com o peixe Acará Duas Pintas

Redação por Redação
13 de janeiro de 2023
em Meio Ambiente
Foto: Érico Xavier/Fapeam e Lidia Aguiar da Silva

Foto: Érico Xavier/Fapeam e Lidia Aguiar da Silva

167
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A qualidade da água de três igarapés localizados no perímetro urbano de Manaus foi checada com o uso de peixes da espécie Aequidens pallidus, popularmente conhecidos como Acará Duas Pintas. A partir disso, foi possível detectar dados sobre acidez, temperatura, odor e transparência da água, além do grau de toxidade dos igarapés estudados e o impacto na saúde dos peixes. O projeto recebeu apoio do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a coordenadora do estudo, Fabíola Domingos Moreira, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foram detectadas alterações estruturais nos peixes e aumento na quantidade de proteínas que indicam presença de metais na água. Com isso, os resultados do projeto contém informações que podem subsidiar ações de manejo e conservação dos recursos aquáticos da cidade.

Na pesquisa, foram checados os parâmetros básicos da qualidade da água de três igarapés de Manaus localizados no conjunto Nova República, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no campus do próprio Inpa.

Conforme destacou a pesquisadora, na primeira fase do projeto foram coletados peixes no igarapé da Nova República. Os animais então permaneceram em quarentena em um laboratório do Inpa. Após isso, cada um dos igarapés recebeu dez peixes com o objetivo de usá-los para monitorar e comparar os efeitos que esses cursos d’água poderiam exercer na saúde dos Acarás Duas Pintas.

“Fizemos um experimento in situ. Levamos os peixes para os três igarapés e deixamos lá por sete dias. Avaliamos a qualidade da água e percebemos ser nítida a diferença de temperatura. Um igarapé mais preservado geralmente tem água mais fria. E os que são mais impactados, os que não tem tanta cobertura vegetal, apresentam temperaturas mais altas. A cor, o odor, a transparência da água também foi diferente entre os igarapés”, explicou.

Depois desse período, os peixes foram transportados para o Laboratório de Ecotoxicologia Aquática na Amazônia, do Inpa, para a realização das análises a fim de detectar, quantificar e comparar os dados obtidos por meio da exposição dos animais a águas com diferentes níveis de degradação.

Contribuição

Segundo a coordenadora, a pesquisa visa contribuir para a melhoria da qualidade ambiental já que as alterações observadas podem ser revertidas se houver a recuperação da condição da água dos igarapés.

As informações geradas neste projeto também poderão ser utilizadas para comparações futuras.

Iniciada em 2019, a pesquisa está em fase de conclusão e contou com a participação de pesquisadores do Inpa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Apoio Fapeam

Fabíola Domingos Moreira classificou como de extrema importância o apoio da Fapeam para o início, andamento e conclusão da pesquisa. “O apoio da fundação tem sido um diferencial nas nossas pesquisas. O recurso foi muito importante para viabilizar as análises”, celebrou.

A pesquisa, intitulada “Biomonitoramento de ambientes aquáticos da Amazônia: abordagem com biomarcadores de exposição e efeito”, recebeu apoio da Fapeam por meio do edital Nº 006/2019 do Programa Universal Amazonas.

O objetivo do Universal é financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Amazonas em instituição de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, público ou privado, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado do Amazonas.

Tags: águaigarapésManausMeio Ambientemonitoramentopeixespesquisaqualidade

Postagens Relacionadas

A espécie Natalus macrourus está ameaçada de extinção no Brasil - Foto: Jennifer Barros
Meio Ambiente

Monitoramento fenológico realizado durante 50 anos, revela o impacto do clima extremo na Amazônia e aponta padrões inéditos de estudos

19 de dezembro de 2025
Crédito: André Antunes/ Rede Fauna
Meio Ambiente

Florestas saudáveis garantem aos povos amazônicos acesso à carne de animais silvestres

18 de dezembro de 2025
Foto: Pnud/Ab Rashid
Meio Ambiente

FAO aponta piora na escassez de água doce em todo o mundo

17 de dezembro de 2025
Próximo
Foto: Divulgação

Jovem de 19 anos desaparece após sair de casa para ir à festa no bairro da Paz, em Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Ceia de Natal: faça um menu sem estresse e aprenda a planejar a logística da cozinha
  • Lula afirma que vai vetar PL da Dosimetria
  • Líderes globais adotam declaração histórica sobre doenças crônicas e saúde mental
  • InfoGripe: Influenza A eleva casos de síndrome respiratória no Norte
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM