Quando imaginamos a quantidade absurda de plástico que está no planeta, imaginar que essa ameaça se desfazendo é uma ideia reconfortante. Infelizmente isso ainda está longe de ser realidade e precisamos reduzir ao máximo a produção e consumo de plástico. Mas, um novo tipo deste material pode sim se “auto digerir” – essa é descoberta de um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.
Os cientistas desenvolveram um plástico biodegradável que pode começar a se digerir quando entra em contato com o solo ou compostos orgânicos. Isso porque fazem parte da composição do material bactérias adormecidas que sobrevivem ao calor da fabricação de plástico.

O plástico biodegradável é uma mistura de poliuretano termoplástico (TPU), usado na fabricação de espuma, produtos macios como almofadas, tapetes e até mesmo sapatos. O TPU criado pelos pesquisadores inclui esporos de Bacillus subtilis. A bactéria permanece dormente no plástico até chegar ao solo ou composto orgânico, quando interage com os nutrientes e começa a decompor o plástico.
Fonte: Ciclovivo