O Plano de Ação Climática de Manaus está em fase de consulta pública. O Plano de Ação Climática é um instrumento estratégico que reúne diagnósticos, metas e ações voltadas à mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação da cidade aos impactos das mudanças climáticas.
O documento foi construído de forma participativa, com a realização de visitas técnicas e
A Prefeitura de Manaus está na fase final de elaboração de um plano importantíssimo para a cidade, que é o plano de enfrentamento a mudanças climáticas, é um plano que vai proporcionar uma visão das próximas décadas do que provavelmente vai acontecer em diversas áreas da cidade e quais as ações que a prefeitura precisa tomar para diminuir eventos como alagações, como deslizamentos, como ondas de calor, como incêndios florestais, arboviroses, secas, e isso vai fazer com que a população tenha uma maior qualidade de vida.
Na ocasião, o Instituto Sauim-de-coleira entregou à gestão da cidade um estudo sobre as áreas prioritárias de atuação para a preservação da espécie símbolo de Manaus, celebrada neste mês de outubro.
evento é alusivo a um importante elemento do ecossistema amazônico, trata-se de um primata, é um grande dispersor de sementes, é um alimentador das florestas e ele é uma identidade local. Ele é o mascote da cidade de Manaus, ele tem um decreto de 2005 e como elemento importante no ecossistema, é preciso levar a sociedade, a comunidade estudantil, o sentimento de proteção, de participação na conservação daquilo que é nosso, aquilo que forma a nossa cidade, o nosso ambiente, o nosso patrimônio ambiental e aquilo que também está intrínseco na nossa identidade de manauaras”, frisou.
O instrumento de gestão se encontra disponível para consulta pública até o dia 22 de novembro, por meio do site: bit.ly/pacmanaus. Nele, é possível acessar o plano e enviar suas sugestões por meio de um formulário.









