• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
19 de junho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Professores de Manaus recebem formação em robótica para reforço nas aulas

Redação por Redação
9 de maio de 2025
em Amazônia
Fotos - Eliton Santos / Semed

Fotos - Eliton Santos / Semed

172
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quinta-feira, 8/5, de uma formação sobre robótica na Escola Serviço Social da Indústria (Sesi) Dra. Êmina Barbosa Mustafa, situada dentro das instalações do Clube do Trabalhador, localizado no bairro Aleixo, zona Leste.

A ação faz parte de um convênio da Semed com a empresa Ardagh e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que visa melhorar a qualidade do ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, nas escolas públicas municipais de Manaus, oferecendo recursos que incentivam o aprendizado prático e interdisciplinar, por meio de kits de robóticas de lego.

Com essa parceria, foram disponibilizados para a Semed 26 kits de robótica, cada um com mais 500 peças, incluindo motores, sensores, baterias e bandejas organizadoras, que estão sendo utilizados em aulas de robótica voltadas aos alunos do 5º ano e dos anos finais do ensino fundamental.

O treinamento acontece desde a semana passada e se estenderá até o mês de junho. A ideia é contemplar educadores das 26 unidades beneficiadas com a parceria entre a empresa Ardagh, o Sesi e a Semed.

Segundo a assessora pedagógica da Gerência de Tecnologia da rede municipal de ensino, Milene Monteiro, o objetivo da formação é criar multiplicadores nas escolas da rede para que o tema robótico seja mais trabalhado, em especial nas escolas que receberam os kits.

“Objetivo desta formação é que o máximo possível de crianças, utilizem esse tipo de recurso, porque ele trabalha a questão pensamento computacional, de lógica, de resolução de problemas, e vale dizer essa ferramenta também ajuda a trabalhar disciplinas como matemática, ciências, dentre outras. E a ideia é que os professores sejam multiplicadores dentro das suas escolas sobre estes kits de robótica”, disse Milena.

Atividades

A empresa Ardagh fornece os kits, o Sesi realiza as formações com os educadores do município e a Semed executa o projeto de robótica nas escolas da rede municipal de ensino.

Um dos formadores responsáveis pela ação foi Nicanor Antunes, professor interlocutor de educação tecnológica do Sesi. De acordo com ele, o kit de robótica alia educação tecnológica e diversão.

“Estes recursos são kits de robótica bem específicos no mercado, são kits de lego, eles trazem a diversão do lego junto com toda a aprendizagem de robótica educacional. São kits simplificados, que crianças a partir dos 6 anos podem estar usando”, disse Nicanor.

O professor de Artes, Arne Santos, participou da formação pela primeira vez, e destacou que o kit de robótica é algo que pode incrementar muito nas suas aulas.

“Com certeza isso vai incrementar muito nas nossas aulas práticas, pelo menos na minha disciplina, a junção da arte com a robótica vai proporcionar novos conhecimentos para meus alunos”, disse Arne.

Tags: AmazonasEducaçãoManausprofessores

Postagens Relacionadas

Fotos – Divulgação/ Procon Manaus
Amazônia

Operação resulta na apreensão de mais de 2,8 mil produtos falsificados na zona Norte

19 de junho de 2026
Foto – Arquivo / Semcom
Amazônia

Manaus realiza mutirão do Cadastro Único e lança programa de atendimento domiciliar para atualização cadastral

19 de junho de 2026
Fotos – Karol Silva/IMMU
Amazônia

Linha de ônibus A032 volta a atender o bairro Nova Cidade e técnicos de transporte acompanham retorno da operação

19 de junho de 2026
Próximo
Fotos – Divulgação/Semseg

Prefeitura de Manaus inicia instalação de placas de alerta em áreas de risco alto e muito alto na capital

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Mulher acusada de mandar matar ex-marido e executor do crime são condenados em julgamento no AM
  • Borracheiro é morto com 4 tiros em Manaus
  • Homem é morto a tiros em suposta disputa de facções no AM
  • Em Benjamin Constant, homem é preso com 6 kg de pasta-base de cocaína
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM