• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
17 de julho de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Amazônia

Raiva dos herbívoros: encerrada a vacinação, notificação deve ser feita até 15 de dezembro, alerta Adaf

Os interessados ainda podem vacinar o rebanho, mas serão autuados e multados por descumprirem o calendário vacinal

Redação por Redação
4 de dezembro de 2024
em Amazônia
FOTOS: Divulgação/Adaf

FOTOS: Divulgação/Adaf

166
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A vacinação contra a raiva dos herbívoros nos seis municípios onde a imunização é obrigatória encerrou no dia 30 de novembro e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta aos produtores que o prazo para a realização na notificação do procedimento segue até o dia 15 de dezembro. Os interessados ainda podem vacinar o rebanho, mas serão autuados e multados por descumprirem o calendário vacinal.

Segundo a médica veterinária da autarquia e coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), no Amazonas, Larissa Carvalho, o valor da multa é de R$ 40 por animal e R$ 300 por propriedade.“O descumprimento deixa também as propriedades passíveis de bloqueio e da suspensão da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA)”, destacou.

A vacinação obrigatória contra a raiva contempla os municípios de Autazes, Careiro, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba. A medida tem como público-alvo todos os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos existentes nas propriedades.

Para fazer a notificação da vacinação, basta o produtor comparecer a um dos escritórios da autarquia e apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina, informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie.

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Adaf é o órgão estadual que executa o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As ações do PNCRH têm como objetivo baixar a prevalência da doença na população de animais de produção do Brasil e fomentar a não convivência com a doença.

A Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA) promove também iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença; capturas de morcegos; e a vacinação dos rebanhos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação pode ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail ouvidoria@adaf.am.gov.br.

Tags: AmazonasDoençaRaivaVacinação

Postagens Relacionadas

Fotos – Divulgação/Semsa
Amazônia

Manaus abre campanha de combate às hepatites virais

17 de julho de 2026
Fies Foto: Divulgação / MEC
Amazônia

Fies 2026 disponibiliza 2,3 mil vagas no Amazonas

17 de julho de 2026
Fotos – Arquivo/Semtepi
Amazônia

1ª Expo Manaus Conecta tem vitrine de inovação e negócios na Amazônia

16 de julho de 2026
Próximo
Foto: Reprodução | Canva

Quatro em cada 10 gestantes desconhecem calendário vacinal da gravidez

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Manaus abre campanha de combate às hepatites virais
  • Setor de Serviços no Amazonas cresce 1,8% em maio e tem pior desempenho Brasil
  • Fies 2026 disponibiliza 2,3 mil vagas no Amazonas
  • Polícia procura dupla por assaltar cobrador da linha 560 em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM