A Equipe K9 da Receita Federal em Manaus realizou, no dia 24/02, operações de combate ao contrabando e descaminho no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas – CTCE e no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – TECA, que resultou na apreensão de 16,26 kg de drogas e 210 comprimidos de Ecstasy.
Operação no CTCE
Após realização de análise de risco diversas encomendas foram separadas para procedimentos de fiscalização não invasiva. Várias encomendas suspeitas foram abertas pela fiscalização, após terem passado pelo escâner e crivo olfativo do agente canino da Receita Federal, Argos. Com a abertura das encomendas a Receita Federal – RFB encontrou:
• 13,756 Kg de Pasta Base de Cocaína de Tabatinga/AM para Icoaraci – Belém/PA.
• 0,503 Kg de Pasta Base de Cocaína de Tabatinga/AM para Santana/AP.
• 210 comprimidos de Ecstasy de Niterói/RJ para Manaus/Am.
Operação no TECA
A ação no TECA contou com a Força Aérea Brasileira – FAB e seu agente canino. Durante os procedimentos de identificação de cargas suspeitas no Raio-X, os cães de faro Argos (RFB) e Bolth (FAB) indicaram uma caixa contendo 48 frascos de guaraná em pó com destino Florianópolis/SC.
A fiscalização, após abertura da caixa, encontrou 24 frascos contendo Skunk, que pesaram 2,51 kg.
A atuação da Receita Federal contra ilícitos
A Alfândega do Aeroporto de Manaus informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro realizadas têm por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.