• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
9 de fevereiro de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Cultura

Rede do Amazonas avança na implementação da Política Cultura Viva no estado

Evento é uma etapa preparatória para encontro nacional, marcado para março em Aracruz (ES)

Agência Gov Brasil por Agência Gov Brasil
4 de fevereiro de 2026
em Cultura
Fotos: Aguilar Abecassis /SEC

Fotos: Aguilar Abecassis /SEC

159
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Sediada no histórico Palacete Provincial, em Manaus, a 1ª Teia Amazonas Pontos de Cultura pela Justiça Climática terminou na última sexta-feira (30), após quatro dias de debates, atividades culturais e celebração dos povos e saberes da Amazônia. Com a realização do evento, o estado concluiu a etapa preparatória para a 6ª Teia Nacional, que será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), de 24 a 29 de março, em Aracruz (ES), elegendo 30 representantes que levarão as demandas do Amazonas para o cenário nacional.

O encontro representou um avanço importante no fortalecimento da cultura de base comunitária e para a construção, intercâmbio e pactuação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Mas também garantiu ao estado a oportunidade de colocar os saberes ancestrais e a produção cultural local no centro do debate sobre justiça climática. A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, esteve na abertura e destacou o papel estratégico da rede amazonense nesse diálogo.

“O Amazonas abriga história, riqueza arquitetônica, diversidade, mas também a riqueza da floresta, o que traz a esse estado uma contribuição muito rica para a discussão sobre a crise climática. Temos muito a aprender com os saberes dos povos originários, porque eles vivem em harmonia com a natureza e os pontos de cultura são uma força muito importante”, destacou.

O estado conta com 182 Pontos de Cultura certificados no MinC, distribuídos em 17 dos 62 municípios amazonenses. Para fortalecer a rede Cultura Viva , foram repassados mais de R$ 9 milhões, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, aos governos estadual e municipais. O secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Caio André Pinheiro, reforçou a importância do “Fator Amazônico” nas discussões de políticas públicas.

“A Teia é um movimento que fortalece as redes, os pontos e pontões de cultura, enaltecendo o que nós temos de melhor, o saber cultural deste povo, ancestral e milenar. Recebemos gente de todo o estado, representantes dos pontos e pontões de cultura desse estado maravilhoso, gigantesco, que é muito peculiar. Nós temos aqui o Fator Amazônico e precisamos fazer com que essas discussões criem e fortaleçam uma rede e principalmente o nosso saber cultural, o saber do nosso povo”, acrescentou.

O Encontro foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Ministério da Cultura, com a participação de fazedores de cultura de diversos territórios. Segundo a representante da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Lydia Lúcia, foi um momento de retomada da articulação da rede estadual e de celebração da diversidade. “Afirmamos que o Amazonas está no mapa nacional da Cultura Viva. Isso nos fortalece e nos aproxima culturalmente de todo o Brasil”, defendeu.

A programação terminou com a plenária para a eleição dos 30 delegados e a definição das propostas do estado para a Teia Nacional, construídas a partir de três eixos: Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos; Governança e Gestão Compartilhada da PNCV entre Estado e Sociedade Civil; e Sustentabilidade da Criação Artística e Cultural na Amazônia. Entre as propostas aprovadas estavam: ampliar o acesso aos editais, garantir recursos específicos para povos originários, comunidades tradicionais e periféricas; fortalecer ações de formação continuada; criar programas de apoio que reconheçam a arte e a cultura como instrumentos fundamentais para a preservação ambiental, o fortalecimento comunitário e a justiça climática.

As atividades incluíram, ainda, exibições audiovisuais no CineTeia, a Feira Teia Criativa, com produtos da economia criativa e solidária dos pontos de cultura, além do Espaço Floresta Viva, que reuniu ambientação artística e exposições inspiradas nos territórios amazônicos.

Depois de uma abertura potente com a presença de artistas dos bois Caprichoso e Garantido, a 1ª Teia Amazonas se despediu com um cortejo cultural, que seguiu do auditório até o Palco Teia, com apresentações de música, dança e expressões culturais que celebraram a força da cultura amazônida. O público acompanhou o grupo Águas de Oxalá, seguido por apresentações do Coletivo Cultural Circo Caboclo, Grupo Folclórico Flores do Carimbó, Ponto de Cultura do Sol, Maracatu Pedra Encantada, Cocada Baré e, encerrando o evento, o show de Luli Braga.

Tags: AmazonasBrasilCultura

Postagens Relacionadas

Foto: Divulgação
Cultura

Comando Garantido inicia alinhamento e reforça preparação do Boi Garantido para o Carnaboi 2026

9 de fevereiro de 2026
FOTOS: Acervo pessoal do artista
Cultura

Quadrinhista parintinense Romahs Mascarenhas lança graphic novel inspirada na cosmogonia indígena amazônica, em Manaus

8 de fevereiro de 2026
Foto: Divulgação
Cultura

Performance de dança relaciona corpo em deslocamento com a Amazônia, em Manaus

7 de fevereiro de 2026
Próximo
Foto: Miguel Ângelo

IBGE: indústria fecha 2025 com alta de 0,6% e tem terceiro ano seguido de crescimento

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Polícia Civil esclarece ocorrência registrada durante cumprimento de mandado de prisão na zona norte de Manaus
  • Em Autazes, homem por estupro de vulnerável contra a neta de sua companheira
  • Vídeo: Operação Eldorado apreende maconha do tipo skunk avaliada em R$ 3 milhões no bairro São Raimundo
  • Em menos de 48 horas, Forças de Segurança prendem dupla suspeita de envolvimento em explosão e roubo a casa lotérica
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM