• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
16 de novembro de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Meio Ambiente

Redução do desmatamento na Amazônia foi histórica, avalia ICMBio

Queda se deve a reforço de equipes e equipamentos

Agência Brasil por Agência Brasil
3 de novembro de 2025
em Meio Ambiente
FOTOS: Divulgação/Sema

FOTOS: Divulgação/Sema

161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Amazônia Legal registrou o menor índice de desmatamento dos últimos 17 anos, em unidades de conservação federal. Já o Cerrado registrou o segundo menor índice desde 2007, ano em que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi implantado.

O levantamento foi divulgado na semana passada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele mostra que, entre agosto de 2024 e julho de 2025, 134 quilômetros quadrados de desmatamento foram registrados em unidades de conservação federais da Amazônia.

Já nas unidades de conservação localizadas no Cerrado, foram registrados 31 quilômetros quadrados de desmatamento. Os resultados têm por base dados do Projeto de Desmatamento e Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), do Inpe.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Resultados históricos

Os dados, na avaliação do ICMBio, são “resultados históricos”. No mesmo período, o ICMBio executou 312 ações de fiscalizações na Amazônia, envolvendo 1.412 de seus agentes. Foram lavrados mais de 1,3 mil autos de infração.

No Cerrado, foram executadas 91 ações de fiscalização, com a participação de 474 agentes do instituto. Mais de 400 autos de infração lavrados.

Tendo como base de comparação o ano de 2022, o resultado é ainda mais surpreendente, com uma queda de 74% no desmatamento da Amazônia; e de 62% no desmatamento registrado no bioma do Cerrado.

“A queda contínua dos últimos anos mostra que a estratégia do ICMBio está apresentando resultado real e consistente”, declarou o presidente do órgão, Mauro Pires.

Amazônia Legal

O desmatamento total na Amazônia Legal também apresentou “queda robusta” em 2025, segundo o ICMBio. Na comparação com o período anterior, a queda ficou em 11,08%, sendo a terceira menor taxa desde 1988.

“No Cerrado, a taxa geral teve queda de 11,49% em relação ao período anterior. Esses números confirmam a tendência de retração iniciada em 2023, após cinco anos consecutivos de alta”, informou, em nota, o instituto.

Desmatamento zero

Ainda segundo o ICMBio, as reduções dessas áreas desmatadas mostram ser possível, ao Brasil, cumprir a meta de desmatamento zero até 2030.

“Com os menores índices históricos de desmatamento, tanto no geral quanto em áreas protegidas, o Brasil chega à 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima com um recado claro: proteger florestas é uma das estratégias mais eficazes para enfrentar a crise climática”, informou.

De acordo com Mauro Pires, o resultado se deve à retomada da presença do instituto na região, bem como ao reforço da fiscalização e do combate às ilegalidades. Ele destacou também a recomposição de conselhos participativos; a reativação de políticas sociais que chegam diretamente a povos e comunidades tradicionais; e a aquisição de veículos e equipamentos.

Tags: AmazôniaICMBioMeio Ambiente

Postagens Relacionadas

Um tuiuiú protege o ninho em meio aos incêndios florestais no Pantanal em junho de 2024 Marcelo Camargo / Agência Brasil
Meio Ambiente

Relatório do MapBiomas revela Pantanal reconfigurado em 40 anos

16 de novembro de 2025
Imagem Ilustrativa Foto: Reprodução/ Canva
Meio Ambiente

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

14 de novembro de 2025
Foto: Rede de ONGs da Mata Atlântica
Meio Ambiente

Áreas protegidas são quase metade da Amazônia Legal, mostra IBGE

13 de novembro de 2025
Próximo
Foto: Divulgação/DPE-AM

Concurso do TCU oferece 20 vagas e recebe inscrições até 3 de dezembro

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Relatório do MapBiomas revela Pantanal reconfigurado em 40 anos
  • Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet
  • “Entre Manas”: confira os serviços e documentos necessários para os atendimentos
  • Plaza Geek celebra o universo cosplay e o poder da imaginação com o concurso de “COS Pobre”
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM