A produção agrícola da safra de 2025 tem redução prevista em pelo menos 3 das 12 culturas acompanhadas no estado para o ano de 2025: banana, cacau e café canephora, com reduções estimadas de -12,9%, 22,9% e 28%, respectivamente.
Por outro lado, a categoria de “Cereais, leguminosas e oleaginosas”, da qual fazem parte 5 culturas acompanhadas, tem aumento estimado de 4,8% em relação à safra de 2024. O aumento foi impulsionado pelas estimativas da produção de feijão (2ª safra) e milho (1ª safra). Os dados são da atualização de janeiro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Área plantada e colhida
As áreas plantada e colhida para 2025 tiveram aumento estimado expressivo para a cultura de tomates no estado. Em 2024, foram 10 hectares de área plantada, e estima-se que serão 43 hectares de área plantada e colhida em 2025. As culturas de banana, cacau e café canephora têm redução prevista na área plantada, impactando consequentemente nas estimativas de área colhida e produção: banana, que teve 8.792 hectares de área plantada em 2024, terá 7.798 hectares em 2025; cacau teve 1.254 hectares e terá 1.123 hectares, e café canephora teve 638 hectares em 2024 e terá 467 hectares em 2025. A cultura de feijão (2ª safra), tem aumento estimado na área colhida de 14%, saindo de 50 hectares de área colhida em 2024 para 57 hectares em 2025.
Produção e rendimento médio
A produção de banana, cacau e café canephora têm sua produção estimada para 2025 de queda devido à redução em área plantada e colhida. A banana terá pelo menos 17 mil toneladas a menos de produção no estado, enquanto cacau terá -170 toneladas e café canephora terá -251 toneladas.
Feijão (2ª safra) e tomate têm o maior aumento estimado da produção para 2025, em parte devido ao aumento estimado de área colhida e plantada, mas também pelo aumento estimado do rendimento médio. O feijão (2ª safra) tem aumento estimado da produção de 13 toneladas, saindo de 57 toneladas em 2024 para 70 toneladas em 2025, mais um aumento de 7% do rendimento médio por hectare. Enquanto tomate, além do aumento estimado expressivo de áreas plantada e colhida, terá também um aumento do rendimento médio por hectare de 29,6%. Com isso, a produção estimada de tomate para 2025 será de 641 toneladas, contra 115 toneladas em 2024, o que corresponde a um aumento de 457%.
Sobre o LSPA
Implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA, fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do ano seguinte, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro. O LSPA está disponível no SIDRA. O próximo resultado do LSPA será em 13 de março.








