A safra da produção amazonense de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 53.218 toneladas em 2025, o que equivale a crescimento de 4,8% em relação a 2024 e 0,016% da produção nacional. Entre as Unidades da Federação, em termos de produção, o estado deve ficar na vigésima quarta posição. As maiores produções previstas para o ano são de Mato Grosso (101.258.667t), Paraná (44.738.300t) e Goiás (38.462.200t). Os menores desempenhos devem ficar com Rio de Janeiro (16.276t), Amapá (30.367t) e Rio Grande do Norte (52.598t). Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles fornecem estimativas da produção agrícola para a safra corrente.

Tomate, mandioca e cana-de-açúcar devem ter maior safra em 2025
Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de março de 2025 indicam estimativa crescimento na produção de alguns produtos no Amazonas. O destaque absoluto é o tomate, com um salto de 457,4% na produção em relação a safra anterior, saindo de 115 para 641 toneladas, que deve ser fruto de investimentos pontual na cultura local. A mandioca e a cana-de-açúcar mantiveram variações positivas, ainda que modestas, o que reforça sua estabilidade na agricultura local.
Por outro lado, alguns produtos apresentam quedas consideráveis na produção. O café canephora tem a maior retração percentual (-28%), seguido pelo cacau (-22,9%) e pela banana (-12,9%), indicando possíveis desafios climáticos, pragas, ou redução na área plantada. A queda na produção de banana, cultura de grande peso no estado, chama atenção não apenas pelo percentual, mas também pela redução em volume absoluto. A produção de laranja (-1,5%) e arroz (-0,1%) também cai embora de forma mais branda. Esses recuos podem impactar tanto o abastecimento interno quanto a renda de produtores locais.

Áreas plantada e colhida
A estimativa de área plantada, de todos os produtos da lavoura no estado, para 2025 é de 109.065 hectares, sendo essa maior em 2.901 hectares do que a plantada ano passado. Já a área colhida de todos os produtos de lavouras, no estado, deve chegar a 106.710 hectares, em 2025, um aumento de 3.208 hectares frente a área colhida em 2024 (103.502).

Cana-de-açúcar se destaca com o melhor rendimento em quilograma por hectare
Entre os produtos da safra amazonense, em 2025, a cana-de-açúcar (44.899 kg/ha) aponta para o melhor rendimento médio. Em seguida vem a laranja (19.816 kg/ha) e a banana (15.371 kg/ha). Os menores rendimentos médios ficam com o cacau (511 kg/ha) e feijão de 1a safra (1.018 kg/ha).

Região Norte tem menor desempenho na produção de grãos
No que diz respeito a produção de grãos no país, entre as grandes regiões brasileiras, a Norte (5,9%) tem a menor participação. As regiões Centro-Oeste (50,5%), Sul (25,9%), Sudeste (9,0%), Nordeste (8,7%) tem melhor desempenho na produção de grãos.
Sobre o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)
Implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do ano seguinte, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro. Acesse os dados no Sidra. A próxima divulgação do LSPA será em 15 de maio.