A União Europeia (UE) assinou com o Governo são-tomense um acordo de 2,5 milhões de euros para financiar projetos nas áreas da igualdade de gênero e da luta contra a violência doméstica. Na cerimônia, Rosaria Bento Paris sublinhou que a União Europeia “respeita e valoriza os direitos e as ambições de cada ser humano, os direitos de cada mulher”.
“A igualdade entre as mulheres e os homens é um valor fundamental da União Europeia desde 1957 e desde então a UE tem lutado contra a discriminação baseada nos géneros”, disse a embaixadora, reconhecendo que “a violência contra as mulheres é uma questão global que afeta milhões de pessoas anualmente”.
A responsável afirmou que a desigualdade entre os homens e as mulheres continua a ser o quadro predominante em muitas sociedades, sendo a violência doméstica “a expressão mais perversa dessa desigualdade”.
A chefe da diplomacia são-tomense sublinhou que as mulheres do seu país conseguiram galgar patamares muito importantes, mas admitiu que importa ainda trabalhar nos aspetos culturais e combatendo a pobreza que atinge muitos lares.
No país, lembrou Elsa Pinto, 68,9% da população é pobre, incluindo muitas famílias monoparentais com mulheres sem companheiro.
*Com informações da Agência Lusa